O QUE É GERENCIAMENTO DE CRISE?

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Basta uma empresa existir para estar sujeita a situações delicadas e que possam comprometer a sua reputação, ainda mais nos dias atuais – diante de tanta tecnologia. Dependendo da intensidade, os resultados financeiros podem ser afetados, devido a redução das vendas, perda do valor de mercado, entre outros fatores. Nesse momento, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes para proteger os interesses das organizações e conduzi-las de volta a normalidade. Afinal, de que adianta construir uma marca forte, se não souber lidar com possíveis problemas?

Um bom plano de gerenciamento de crise deve ter como meta divulgar o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto da forma mais ágil e direcionada possível, visando eliminar eventuais polêmicas. Empresas com uma estratégia bem desenvolvida tem mais sucesso no relacionamento com a mídia.

A assessoria de comunicação atuará sobre a percepção de diversos públicos como a imprensa, funcionários, órgãos públicos, sindicatos, investidores, entre outros, através de mensagens direcionadas. No gerenciamento de crise, o primeiro passo é acionar a assessoria de imprensa e ser transparente, para que possam traçar a melhor estratégia; logo após, os porta-vozes da empresa serão treinados para ter o melhor discurso alinhado; seguido da publicação de esclarecimentos na mídia, assim como o monitoramento e comunicação nas redes sociais; public affair e comunicação interna.

No entanto, a maneira mais eficaz de proteger-se de uma crise é o planejamento prévio. A assessoria de imprensa desenvolverá uma metodologia de gerenciamento específica para cada empresa e, após identificar os riscos, traçará procedimentos para cada uma das situações, estabelecendo quem faz o que, como e quando. Os representantes da empresa devem ser treinados para saberem executar suas funções no momento certo.

É importante lembrar também que os procedimentos se dividem em três fases: antes, durante e após a crise. Dessa forma, qualquer empresa estará apta a enfrentar turbulências, diminuindo os riscos que possam afetar a sua reputação e resultados.

 

 

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