As pequenas e médias empresas não tem uma estrutura profissional grande, é um quadro reduzido de colaboradores que gerenciam todas as atividades e, normalmente, dão conta do trabalho. Mas, para a área de Comunicação, é importante ser selecionado um interface da empresa para que atualize diariamente a agência de Assessoria de Imprensa sobre as novidades que acontecem no seu mercado e dentro da organização.
Mesmo assim, será que existe um jeito de controlar toda a estratégia de comunicação de uma pequena e média empresa de maneira mais eficiente? Existe sim! Para ajudá-los, listamos abaixo alguns pontos importantes. Vejam:
Comunicação eficiente
É preciso ter uma linha de comunicação bem estruturada para evitar que desencadeie informações negativas. Dentre os principais problemas que podem surgir em uma empresa, em se tratando de comunicação, pode-se destacar os “ruídos comunicacionais”. Isso acontece quando um interlocutor transmite uma mensagem a um ouvinte ou leitor e não há a captação correta do que foi dito. Quando isso acontece, os erros se instalam na empresa, mas para que isso não aconteça, se faz necessário o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação eficiente.
Sendo assim, uma agência de Assessoria de Imprensa – profissionais especializados em comunicação, construção e manutenção de marcas -, pode fazer e acompanhar toda essa área, mas sempre com um interface da empresa e com informações atualizadas de tudo o que acontece e deve ser comunicado.
Estratégia de processos e demandas
Para uma comunicação organizacional eficiente, é preciso que sejam definidos e praticados processos diariamente. Se as mensagens transmitidas forem feitas apenas verbalmente, corre-se o risco de não ter o cumprimento daquilo que foi solicitado e então a informação se perde no caminho por ambos os lados. Por isso, é importante sempre documentar através de e-mails, por exemplo, para registro e direcionamento de conteúdo.
É preciso também ter uma comunicação clara com o assessor, explicar os detalhes e responder ao máximo tudo o que lhe é solicitado. Vale lembrar que existem certas informações que devem ser filtradas e analisadas se podem ou não ser divulgadas.
Peça sempre um planejamento das atividades, sobre o que foi alinhado, para que, tanto a assessoria quanto o cliente, possam seguir e se organizar. Acompanhe sempre a finalização do release escrito, para ver se todas as informações podem ser veiculadas e se está da forma como quer comunicar.
No mais, acompanhe os resultados e SUCESSO!
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