Em tempos de crise, o que fazer? Cortar ou investir? A situação política e econômica atual do país faz com que muitos empresários não saibam se ousam para crescer ou se preservam para manter o mercado. Essencial para construir e fortalecer reputações, a comunicação é ainda mais primordial em momentos de crise, que por si só já potencializa riscos de imagem.
Apesar de serem posicionamentos bastante distintos, é possível obter sucesso para ambos desenvolvendo ações de relacionamento com a mídia em três frentes: monitoramento de mercado, impulsionamento dos resultados de vendas e posicionamento estratégico.
O primeiro passo é selecionar os canais de comunicação mais importantes para o público que deseja atingir e acompanhar as matérias do seu segmento de atuação. A ideia é saber como os concorrentes se posicionam, as novidades do mercado, novos entrantes e até oportunidades de negócios. Desta forma, a empresa pode repensar seu posicionamento e reforçar diferenciais na comunicação com conteúdos mais relevantes para a imprensa.
O segundo passo é definir as metas com a equipe comercial como, por exemplo, o lançamento de produtos, entrada em uma nova região ou aumento das vendas, e transformá-las em notícias. Aproveite depois as matérias publicadas para utilizá-las como ferramenta de vendas.
O terceiro passo é, para as empresa que precisam se readaptar a uma nova realidade de mercado, apostar em temas que validem positivamente essa decisão, pontuando as oportunidades do setor e o olhar visionário dos seus gestores. Utilize a expertise dos heads de cada área do negócio para oferecê-los como especialistas para entrevistas com veículos relevantes no segmento.
Mesmo que uma companhia tenha atributos fundamentais como a solidez financeira, governança saudável, excelência em produtos e serviços e capacidade de inovação, não se consolidarão na forma de reputação se não forem permanente e coerentemente traduzidos por meio da comunicação e do diálogo com todos os stakeholders, dos investidores aos fornecedores, das comunidades aos governos, da imprensa aos funcionários, dos formadores de opinião aos consumidores.
Enfim, por mais diferentes que sejam os instrumentos, o importante em tempos de crise é que as empresas mantenham sua visibilidade, estabelecendo estratégia de comunicação coerentes, com regularidades de ações e linguagens adequadas a cada tipo de público. O retorno desse investimento, pela via do fortalecimento da reputação e do caixa, certamente valerá a pena. Afinal, recessões não duram para sempre, já a marca é para a vida toda!
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