O serviço de uma assessoria de imprensa vai muito além de “escrever matérias”, como muitos podem achar. Além de negociar e alinhar espaços na imprensa, como explicamos aqui, a agência busca um planejamento estratégico para desenvolver uma comunicação com diversos pilares ao longo do tempo. O trabalho contínuo dos assessores busca atingir resultados na mídia, além de construir a imagem e reputação de seus clientes com os jornalistas.
Após publicações dos clientes nos veículos de comunicação, a assessoria verifica a audiência e valoração da matéria e veículo e, desta forma, quantifica os resultados alcançados. Mas você sabe realmente o que é audiência e valoração? A valoração, medida através da centimetragem, é um cálculo feito para ajudar a transformar um conteúdo jornalístico e orgânico em um valor numérico, tornando possível entender, aproximadamente, quanto uma notícia custaria se fosse em formato publicitário para estar naquele espaço.
Quando falamos de audiência, métrica muito utilizada para análise de clipping, identifica o número diário ou mensal de visualizações dos canais jornalísticos que publicaram a matéria sobre a marca, assim como curtidas e seguidores das redes sociais. Ou seja, esse levantamento ajuda a entender quantas pessoas podem ter acesso ao conteúdo dentro de determinado veículo.
É importante pontuar que os números são analisados de acordo com a área de atuação da marca, pois existem muitos veículos segmentados que possuem audiências menores, mas são extremamente relevantes dentro de um nicho específico, proporcionando assertividade no público-alvo e podendo gerar, inclusive, leads para as empresas. Por isso, a expertise e análise da assessoria de imprensa é importante para observar os dados de qualidade e audiência para entender o impacto esperado das mídias que mencionam as marcas, permitindo uma avaliação mais clara para o cliente.
Que tal contratar uma assessoria de imprensa para a sua marca? Solicite um orçamento. Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.