Em tempos de fácil acesso a informação e um mundo de possibilidades proporcionado pelas plataformas digitais, é preciso ser criativo, original e saber exatamente como atrair o público certo e na hora certa. Nesse contexto, o papel do assessor de imprensa em desenvolver estratégias que possam aproximar o cliente dos principais veículos de comunicação e, ao mesmo tempo, gerar interesse do público-alvo é fundamental para qualquer trabalho de exposição de marca.
Quando falamos de divulgação de conteúdo, existem diversas estratégias diferentes que quando combinadas atingem grandes resultados. Dentre elas, as táticas de Search Engine Optimization (SEO) surgem com grande potencial para se desenvolver, em especial o link building.
O Link Building nada mais é que uma estratégia de SEO que consiste na obtenção de backlinks, ou seja, links em sites referência no segmento relacionado ao conteúdo direcionando-o para o site da empresa. O objetivo é conseguir relevância e popularidade nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego e conseguindo melhores posições no ranqueamento dos mesmos.
Infelizmente, muitas empresas acabam deixando escapar ótimas oportunidades de conseguir links de qualidade por falta de conhecimento no assunto ou por medo de fazer algo errado. Acontece que Link Building não é esse bicho de sete cabeças, os links possuem um papel essencial para os mecanismos de busca, pois através deles é possível encontrar uma página e determinar sua autoridade a partir da quantidade e qualidade de links recebidos.
Chegamos ao ponto da importância da qualidade desses links! Por mais importante que uma grande quantidade de links apontando para sua página pareça ser, é a qualidade desses links que diferenciará os resultados obtidos. Isso acontece por estar relacionado a autoridade de domínio. Ou seja, quanto maior for a autoridade de um site que está linkando para o seu, maior o peso da “recomendação” do seu site para o Google.
Mas lembre-se: antes de iniciar qualquer estratégia de Link Building, é importante conhecer o panorama atual do seu site em relação aos links que apontam para ele. Em outras palavras, verificar quantos backlinks o seu site possui no momento, analisar quais sites estão linkando para o seu, verificar qual a reputação e autoridade dos sites que linkam para o seu e analisar quais páginas do seu site possuem mais links e quais têm maiores chances de receberem links.
De maneira geral, a modernidade impõe que a assessoria de imprensa atue, cada vez mais, alinhada ao marketing. Na década da transformação digital, essa prática é mais um dos potencializadores que auxilia a empresa a se estabelecer como autoridade no mercado em que atua, tornando-se referência no segmento. É claro que é preciso fazer um trabalho completo, com conteúdo de qualidade e investindo em outras estratégias, mas o Link Building pode fazer toda a diferença no destino de sua empresa.