Gerenciar seu crescimento na era digital não é uma tarefa simples para marcas e organizações. O vasto leque de novos gadgets e a predominância de plataformas de redes sociais impõem novas preocupações e estratégias necessárias. Surge assim um caminho entre as RP tradicionais e as novas RP 4.0.
A tecnologia trouxe grandes mudanças em termos de comunicação. Não somente em como recebemos as informações, mas como interpretamos, redigimos e compartilhamos. Em geral, a forma como vemos a prática de Relações Públicas mudou drasticamente. O tradicional não existe mais. Contudo, tornou-se necessário uma adaptação às mudanças de forma a acompanhar um novo mercado, mais competitivo, diversificado e exigente.
A Indústria 4.0 trouxe novos conceitos e inovações tecnológicas para diversas áreas. Essas mudanças impostas são responsáveis por aprimorar processos, agilizar a comunicação e acelerar ganhos em eficiência e produtividade. Para exemplificar, as Relações Públicas 4.0 englobam as funções tradicionalmente conhecidas aos novos cenários da internet e os processos de relacionamento com o público em um ambiente mais dinâmico e conectado, exigindo novas formas de planejamento que envolvem também novas estratégias.
Esse novo panorama prioriza a imagem da empresa de forma dinâmica com a intenção de relacioná-la a um universo mais diverso de stakeholders, sempre se baseando em métricas em um mercado onde a instantaneidade e a inovação são fundamentais. Em geral, são um conector estratégico, responsável por pensar uma comunicação 360 por meio de planejamento, assessoria de imprensa, relacionamento com diversos públicos, métricas, business intelligence, relações governamentais, comunicação interna, entre outros.
O cenário atual e as grandes transformações que estamos presenciando mostram que as empresas que desejam competir e se destacar de forma positiva precisam investir em estratégias de comunicação 360 que englobam a área de marketing, vendas e redes sociais, além de posicionar os executivos da empresa como líderes e especialistas do segmento de atuação.
As Relações Públicas entenderam o seu poder nesta era digital e as táticas que podem potencializar cumprindo o percurso necessário. Quando desenvolvido da maneira correta, o trabalho de RP ajuda a dar voz às marcas e as organizações a alcançarem patamares inimagináveis. Investir em RP 4.0 pode ser a chave do sucesso de campanhas e ações de comunicação, portanto, devem estar no planejamento e no core business de qualquer empresa.