Independente da área de atuação, as empresas sempre buscam aumentar o número de potenciais consumidores, aquelas pessoas que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, também chamadas de leads. Para isso, é preciso investir em estratégias assertivas, diferenciadas e, principalmente, eficientes. Entre as opções disponíveis no mercado, a otimização do funil de vendas por meio da comunicação ganha cada vez mais destaque.
O funil de vendas representa todo o processo de compra da audiência, desde o primeiro contato com a marca até a aquisição do produto. Mas você sabe em qual etapa do funil está a assessoria de imprensa? Se você respondeu que está na atração de novos leads, no topo do funil, sua avaliação está equivocada. Saiba o porquê:
Quando o cliente tem um problema, rapidamente ele pesquisa sobre soluções, seja por meio das redes sociais, mecanismos de buscas, campanhas, publicidade ou qualquer outra forma de captação. Depois de encontrar opções, o consumidor compara os serviços oferecidos, analisa os resultados e busca entender qual a melhor escolha. Por fim, chega a etapa em que a assessoria está posicionada: a de trabalhar a reputação da empresa e gerar maior alcance sobre o produto ou serviço oferecido. Afinal, ninguém compra sem conhecer. Logo, o cliente busca saber o que comentam sobre o produto nas redes sociais, fóruns e na mídia. Com um trabalho estratégico e contínuo, a assessoria trabalha para garantir a credibilidade da marca nos veículos de comunicação, divulgando as ações realizadas pela empresa, como cases de sucesso, atraindo cada vez mais a atenção do leitor.
Para conquistar o consumidor, é necessário investir em conteúdos relevantes. Para isso, o trabalho da assessoria de imprensa é de extrema importância, pois a equipe de comunicação cria o relacionamento da empresa com os jornalistas e formadores de opinião para que ela se torne fonte de matérias de confiança e possa dialogar com seu respectivo público. Assim, quando um potencial cliente fizer uma busca sobre o produto ou serviço, encontrará boas razões para confiar na marca e concretizar sua compra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, 94% dos consumidores não compram em empresas com má reputação no mercado. Este é um trabalho que requer, acima de tudo, boas estratégias, dedicação da equipe e compromisso com o cliente.
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