A comunicação institucional é a responsável pela criação e fortalecimento da identidade da organização. Seu principal objetivo é tornar comum aos públicos, o conceito, a cultura e a personalidade da empresa através do intercâmbio de informações, além de estabelecer uma relação de qualidade entre a instituição e o público com a qual se relaciona. Quando atrelado a uma boa estratégia de comunicação, a comunicação institucional torna possível unir os interesses mercadológicos da empresa e desenvolver uma reputação estruturada. Dessa forma, o resultado são clientes internos informados e público externo satisfeito. Vamos entender como construir esse caminho?
Não é de hoje que as empresas sabem que têm que cuidar da sua reputação. Questões como cultura organizacional, definição de posicionamento, políticas e mensagens-chave precisam estar definidas e bem alinhadas com seu público-alvo. Cabe então à comunicação identificar as oportunidades e ameaças, articular os setores e promover o fortalecimento dessa identidade corporativa.
Vale destacar que a comunicação não é feita de uma única ação ou de um simples comunicado, é necessário ter constância. É importante incluir em um planejamento estratégico projetos específicos que conversem entre si e engajem seu público. Afinal, é a imagem da empresa que está sendo promovida e precisa estar sempre alinhada aos seus propósitos e ideias.
Ao tempo que a comunicação organizacional se constrói no setor estratégico, o acompanhamento de uma agência de assessoria de imprensa e relações públicas assume um papel fundamental de agregar e facilitar os processos interativos e as mediações da organização. A atuação desse profissional deve ter como objetivo a participação ativa e de apoio às estratégias e metas preteridas pela empresa. Seu papel é somar na colaboração com as outras áreas de comunicação da organização com o intuito de construir uma imagem coesa e forte. Dessa forma, definindo e fixando junto ao público o conceito objetivado.
Com esse trabalho sendo bem realizado, a empresa terá sua eficácia aumentada através da abertura de novas portas e espaços em veículos midiáticos e publicitários. Além disso, a promoção de seu produto se tornará mais espontânea e qualificada, devido a uma comunicação institucional bem construída e coerente com seu público-alvo.