O que é uma Assessoria de Imprensa e como ela pode ajudar na construção de uma marca? E Relações Públicas? Existe alguma diferença entre elas? Mesmo nos dias atuais, onde o trabalho de comunicação com a mídia é cada vez mais procurado e vital, ainda encontramos empresários com dúvidas sobre as atividades que as agências de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas desempenham. Mas, antes de contratar o serviço, é importante entender como ele funciona e como pode ajudar na construção e manutenção da marca.
Uma das principais funções do assessor de imprensa é aproximar dos meios de comunicação a realidade das empresas, suas notícias e, principalmente, informações de interesse público. Sendo assim, uma Assessoria de Imprensa tem como objetivo:
- Estabelecer relações sólidas e confiáveis do assessorado com os meios de comunicação e seus agentes, que possa contribuir para o fortalecimento e construção de uma imagem positiva da empresa, gerando novas oportunidades de negócios;
- Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública;
- Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto mediático local, nacional e internacional;
- Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas proativas à estrutura mediática;
- Capacitar o assessorado e outras fontes de informações institucionais a atender e lidar com a imprensa;
- E, finalmente, mensurar o trabalho, mostrando relatórios consistentes aos assessorados com os resultados conquistados.
Com tanta informação circulando atualmente, sem os assessores de imprensa seria impossível para a mídia ficar sabendo de tudo o que ocorre nas entidades privadas e organismos governamentais. Resumindo, Assessoria de Imprensa é a administração da informação, de modo que traga maior credibilidade, visibilidade e força às empresas / marcas no seu setor de atuação.
As Relações Públicas, por sua vez, estabelecem canais diretos de comunicação com todos os setores da sociedade, mas também com a área de eventos e relacionamentos isolados. Pressupõem o estabelecimento de canais indiretos, por intermédio da imprensa, com esses mesmos setores e com a opinião pública. Todas as vezes que uma reportagem é veiculada na mídia, a informação atinge os mesmos públicos-alvo das relações públicas, de forma mais generalizada e com o respaldo da credibilidade que o tratamento jornalístico confere a ela.
Sendo assim, a Assessoria de Imprensa e Relações Públicas são complementares e indispensáveis.
Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.