Descubra a importância das Relações Públicas durante a vida de uma Startup

 

Relações Públicas

Você lançou ou está para lançar a sua startup? Dentre tantas informações e preocupações nas etapas alcançadas, até o momento,  já parou para pensar em como apresentá-la ao mercado? Afinal, se você não contar aos outros que ela existe, ninguém saberá. A comunicação é essencial durante toda a vida de uma startup, mas não estamos falando apenas das redes sociais, onde família e amigos acompanham, e sim de uma divulgação que gere buzz e, principalmente, negócios para a sua nova empresa.

Comunicar-se bem é a base para construir relações, tanto entre pessoas quanto companhias. É importante que todos entendam o que você faz, qual é o seu mercado de atuação, as características da sua marca e porque escolher você ao invés de outra empresa. E para que você consiga mostrar o seu posicionamento ao seu público-alvo de forma clara, adotar Relações Públicas como estratégia é o melhor caminho.

É importante deixar claro que não existe uma fórmula secreta, aparecer na mídia exige  planejamento estratégico e muito trabalho. É preciso traçar, desde o início, um plano de comunicação para abordar de forma positiva os canais e jornalistas.

Estratégias de Relações Públicas têm ajudado startups no mundo a se posicionar no mercado. Então faça um plano para a mídia de acordo com o seu objetivo, lembrando sempre que as pessoas lêem revistas, jornais, blogs e portais todos os dias, e estar em destaque nesses canais pode te ajudar com posicionamento e gerar mais business para a sua empresa.

Sendo assim, os pontos principais que não podem faltar no seu planejamento para conseguir destaque são: contar uma história – qual problema a sua empresa resolve e qual benefício traz -, ter foco na abordagem – selecionar uma lista de jornalistas para conversar -, ser breve – estruturar um e-mail com leitura fácil e resumindo as informações, para facilitar na hora que o jornalista for ler -, não perder o timing – não espere demais para entrar em contato com a mídia, ou pode perder o “espaço” -, e sempre fazer follow-up – vale ligar para o repórter para saber se ele tem interesse na sua sugestão e, caso não tenha, não insista.

Não se esqueça que o mais importante é ter claro aonde você quer chegar com o destaque na imprensa. E, como falamos no início, posicionamento é fundamental para que suas ações de Relações Públicas casem com a sua estratégia de comunicação.

Lembre-se sempre do famoso clichê: “Quem não é visto, não é lembrado”. E uma agência de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas pode ser a peça chave para ajudá-lo a alavancar com as notícias e estratégias de comunicação.

 

 

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