Eis a pergunta que não quer calar quando se diz respeito a comunicação no geral, mas, principalmente, na área de Relações Públicas: resultados imediatos ou construção de marca? A empresa ao contratar uma agência, muitas vezes, vislumbra resultados rápidos e não vê a hora de começar a aparecer em diversos veículos, mas é importante saber ser cauteloso e entender que existem inúmeras estratégias a serem adotadas antes de chegar nesse ponto.
Pergunte à qualquer assessor de imprensa e dirão que comunicação trata-se de um verdadeiro trabalho de formiguinha e que “sair se atropelando” na comunicação pode ser prejudicial para a companhia.
Quando vendemos o nosso serviço, inclusive, fazemos questão de ressaltar de que o cliente aparecerá nos melhores veículos do segmento de interesse – lembrando que é importante comunicar sempre com os seus stakeholders -, mas que esse trabalho é feito como construção da marca, que é aquela atividade diária para lembrar a todos que a empresa está lá, que é ativa, tem as melhores opções, entre outros.
De qualquer forma, qual assessor nunca recebeu pedidos para acelerar os motores de divulgação? E entendemos perfeitamente essa necessidade, porém, como especialistas em comunicação, um dos nossos papeis é orientar e equilibrar a ansiedade, através de estratégias mais elaboradas e que possam de fato gerar resultados efetivos nas duas vertentes que costumamos atuar: geração de leads* e awareness*.
Aproveitamos para deixar aqui um exercício de reflexão, pense: em qual momento a sua empresa está e qual é o seu objetivo atual? Você quer quantidade ou qualidade? Quer aparecer em todos os lugares, mesmo que não falem diretamente com seu público-alvo, ou que estar em poucos bons onde quem o lê seja seu potencial cliente?
*Lead: pessoas que informam seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.
*Awareness: acompanhar tudo o que está acontecendo em sua volta.
Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.