Qual assessor de imprensa nunca se deparou com um cliente que quisesse as métricas do serviço contratado? E é uma questão totalmente compreensível, afinal, o empresário está investindo o seu dinheiro e quer saber qual será o seu retorno, assim como é feito nas mídias sociais, marketing e publicidade. Por outro lado, a agência acaba ficando numa saia justa, por ser um serviço difícil de apresentar com números, pois se trata de um trabalho que consiste em criar endosso, reputação e branding, não é mesmo?
Há alguns anos, a tal da centimetragem era uma métrica usada para mostrar aos clientes o valor do espaço da publicação. Medíamos o tamanho da matéria publicada e comparávamos que se tivesse que pagar sairia X, além da credibilidade de sair numa matéria escrita e apurada por um jornalista.
Mas no atual cenário de comunicação, acabou ficando um pouco “mais fácil” – embora ainda não seja exato ter métricas de RP direcionadas por dados que sejam compreensíveis e apreciados pelos empresários. Veja como:
- No cenário de mensagens modernas, sucesso é igual a engajamento. Seja ao engajar o jornalista tradicional para ganhar espaço para a sua empresa no melhor veículo ou um influenciador no Twitter para receber um retweet. A boa notícia sobre estabelecer relacionamento como nosso principal objetivo – em um cenário de comunicação de redes sociais e sob a perspectiva de métricas de RP – é que, ao contrário das impressões, é um método mais palpável de provas, pois grande parte do engajamento vem na forma de clique.
- Engajamento significa que alguém decidiu compartilhar sua mensagem. Em canais tradicionais de jornalismo, isso é chamado de media placement: compartilhamento no Twitter, curtida no Facebook etc. Todos os canais trabalham juntos, então entender como atua cada plataforma é importante. Sendo assim, determine como funciona o engajamento da sua empresa em cada canal.
- Quantas pessoas fizeram alguma ação pela sua marca? É importante rastrear tanto o compartilhamento de posts pagos quanto de postas orgânicos. A análise específica do canal o ajudará a mensurar e qualificar.
- Hoje, os canais de mídia não seguem uma regra: repórteres usam blogs e redes sociais e bloggers usam redes sociais, enquanto influenciadores da mídia social usam jornalismo e blogs. Mídia paga e orgânica complementam uma a outra. Com isso em mente, mensurar nosso alcance junto com métricas de engajamento e análise de mensagens qualitativas nos dá um bom ponto de vista e contribuem com o sucesso da campanha.
Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.