Uma agência de assessoria de imprensa e relações públicas conta com diversas ferramentas para desempenhar o melhor trabalho e atender sempre as expectativas de todos os seus clientes. Por isso, é de extrema importância que os seus clientes estejam bem alinhados e por dentro das etapas. Vamos lá?
Hoje vamos falar sobre o briefing! Essa é uma, das tantas ferramentas, que você deve se perguntar porque o seu assessor fala tanto. De uma maneira bem simples e direta, briefing é uma ferramenta muito comum na assessoria de imprensa, onde colocamos todas as informações que são relevantes para orientar, da melhor forma, um cliente em um encontro de relacionamento, entrevista ou, até mesmo, para quando elaboramos um material específico. Nele contém algumas perguntas que são relevantes para nos dar um direcionamento na produção.
Para terem uma ideia ainda mais clara, aqui na agência, por exemplo, para os materiais de entrevistas e encontros, elaboramos um documento no qual colocamos sobre o que é a entrevista, com quem (nome do jornalista e veículo), data, horário e local. Colocamos também uma mini biografia do profissional e alguns links de matérias recentes produzidas por ele no portal, revista ou jornal.
O briefing conta ainda com um mini roteiro de como será a entrevista, ou seja, colocamos no material as perguntas que o jornalista poderá fazer durante o bate-papo. No caso do encontro de relacionamento, o direcionamento é outro, pois focamos naquilo que, de fato, é importante ser abordado durante a conversa no almoço ou café. Em ambos, o assessor acompanha o seu cliente, seja em entrevista ao telefone ou encontro, para certificar-se de que toda informação dada está correta e que será divulgada da melhor forma.
Nesse próximo passo entra mais uma ferramenta importante da assessoria de imprensa e relações públicas, que é o Media Training, como já falamos em outro post. É onde destacamos como o assessorado deve se portar e pontuamos o que deve e não deve mencionar durante uma entrevista ou encontro de relacionamento, sempre com estratégia e foco no melhor posicionamento.
Sem dúvida você quer que o trabalho da sua agência renda bons frutos, não é mesmo? Então nunca ignore o briefing que o seu assessor encaminha para você. Sabemos que os dias são corridos, mas garantimos que vale muitíssimo a pena pegar alguns minutos para se preparar para a imprensa. O bom resultado também depende de você!
Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.