Dois pontos que não podem faltar numa empresa são: a definição da imagem da marca e a mensagem que ela quer passar. As duas devem estar sempre alinhadas para que haja uma comunicação direta com o público-alvo, destacando sempre os benefícios e o problema que resolve. Esse é o posicionamento de marca, que mostra a essência e a identidade. Mas é importante sempre ressaltar que antes disso é indispensável que conheça a persona e os concorrentes do seu negócio, para ter uma definição mais precisa da estratégia de sua empresa.
Mas como nesse conteúdo vamos falar sobre o reposicionamento de marca, você sabe o que é? Assim como o mercado se reinventa a todo momento, o seu público-alvo também muda e, consequentemente, a sua marca tem que acompanhar esse processo. Por isso, você deve acompanhar sempre o perfil do seu consumidor, para saber como seguir com a imagem e mensagem da sua empresa. Uma dica é investir constantemente em pesquisas de satisfação – qualitativa e quantitativa -, realizar pesquisas de mercado, conhecer possíveis novas áreas de inserção, além de estar sempre ligado sobre as estratégias adotadas pelos concorrentes.
Quando fazer o reposicionamento da sua marca?
Fatores internos e externos influenciam nessa mudança, como, por exemplo, fusões ou novas aquisições, mudanças no mercado, assim como o público com seus novos costumes de consumo.
Qual é a importância dessa estratégia?
Uma marca que se adapta às dificuldades propostas no caminho, fica mais forte para diferenciar as oportunidades das ameaças. Quando se está alinhado com o público-alvo e o mercado, a empresa mostra que se importa com seus consumidores, se adaptando aos seus novos gostos e interesses. Uma marca que se posiciona bem diante dos concorrentes, se torna preferência e fica em destaque.
Como fazer essa mudança?
Reflita sobre as prioridades atuais do mercado, observe como os concorrentes vem trabalhando. Mantenha sua essência, deixando flexível apenas seus valores, mas nada que seja drástico. Transmita esses novos valores através de uma proposta relevante e altere seus argumentos de venda.
Faça uso do rebranding – estratégia de comunicação através de campanhas de marketing que divulgam a nova fase da sua marca – que é muito importante, tendo em vista que ajudará de forma efetiva a levar as mudanças até o seu consumidor.
A sua equipe de Assessoria de Imprensa e Relações públicas também deve estar bem alinhada para saber como direcionar a estratégia e comunicação para a mídia, promovendo um buzz ainda maior e trazendo sempre credibilidade para o seu negócio..
Mas não se esqueça! Não basta apenas divulgar em diversos canais, é preciso que de fato as mudanças propostas sejam cumpridas, transmitindo confiança para o seu consumidor.
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