Público-alvo e engajamento são alguns dos principais aspectos a serem analisados antes da empresa investir no influenciador
Aumento nas vendas, visibilidade da marca e empatia com o consumidor final. Já imaginou como seria incrível poder reunir todos esses benefícios em uma só parceria? Essa é a grande junção de possibilidades que os influenciadores digitais trouxeram para as marcas. Mas, afinal, quem seriam eles? São personalidades da internet, cujo apelo e empatia com o público online é tão forte que faz que seus fiéis seguidores das redes sociais estejam sempre antenados com o que seus ídolos estão consumindo e indicando.
Aliás, é exatamente na parte do “indicando” que as marcas entram em cena. Seja por meio de permuta, com budget pré-estipulado ou gratuitamente, os influenciadores digitais são uma poderosa ferramenta de marketing e podem atuar como uma extensão de determinada empresa, tornando sua campanha ou produto um sucesso em termos de alcance de público e faturamento.
Pensando em como facilitar a “busca pelo influenciador ideal” para sua marca, separamos 5 dicas/aspectos que merecem sua atenção na hora de selecionar os influenciadores com os quais sua marca estará vinculada. São eles:
1- Análise e adequação do budget para determinada campanha
De fato, não são todos os influenciadores digitais que cobram por suas publicações e/ou para serem o rosto de determinada marca. No entanto, entre os “maiores”, em termos de engajamento, esta prática é bastante comum. Até então, tudo certo, uma vez que trata-se de um trabalho como qualquer outro. Porém, o empresário que busca investir financeiramente em uma campanha com influenciadores deve: verificar o budget disponível para determinada ação, solicitar o mídia kit do possível contratado o quanto antes e, junto com sua equipe de assessoria de imprensa, analisar se vale a pena investir naquele influenciador.
2- Análise de conteúdo publicado nas redes sociais
Verificar a ortografia das publicações e a linguagem utilizada nos stories também são aspectos de extrema relevância para certificar-se de que a imagem que determinado influenciador transmite é equivalente ao conceito que a empresa defende. O empresário deve ter sempre em mente que o influenciador será uma extensão online de sua imprensa, logo, as visões e ideais de ambos precisam estar na mais perfeita sinergia.
3- Histórico do influenciador
A análise do passado online e offline do influenciador é um cuidado primordial para qualquer empresário que busca vincular a imagem de sua marca com o mesmo. Este processo abrange uma verificação profunda das redes sociais do influenciador como: Twitter, Facebook, Instagram, entre outras, além de, uma busca focada no que os veículos de comunicação da imprensa falam a respeito deste influenciador.
Mas por que é necessário realizar esta pesquisa tão minuciosa? Para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Uma vez que as redes sociais do influenciador apresentam comentários que podem conter conotações racistas, homofóbicas, sexistas, entre outros, e mesmo assim, uma marca decide se vincular a ele, isto pode fazer com que o consumidor final tenha a impressão de que a empresa é conivente com o ponto de vista do influenciador.
4- Engajamento do influenciador
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer um mito: likes e seguidores não são sinônimo de engajamento. Muitas vezes é mais assertivo investir em um influenciador com poucas curtidas e um número mais baixo de seguidores cujo público-alvo é segmentado e está interessado em assuntos de um tema específico, do que trabalhar com um parceiro que conta com milhões de seguidores em suas redes, mas seu público não é voltado para o segmento da campanha/marca.
5- Público-alvo
Este aspecto muitas vezes é citado no Mídia Kit do influenciador e refere-se ao segmento de atuação no qual este se destaca e com qual público seu conteúdo dialoga diretamente. Identificar o público-alvo de um influenciador é uma das primeiras ações a serem feitas durante a análise de adequação de um determinado perfil a uma campanha.
O público-alvo de um jogador de futebol, por exemplo, provavelmente se interessa muito por esporte, enquanto o público-alvo de uma cantora, se identifica com seu estilo musical e assim por diante. São nichos que tornam-se claros uma vez que o segmento do influenciador é identificado.
Estando atento a estas dicas, as chances de sucesso em uma campanha com influenciadores digitais, sendo paga ou não, certamente serão ampliadas significativamente. É imprescindível que o empresário compreenda que o influenciador é uma extensão de sua marca, logo, precisa estar alinhado com todos os posicionamentos e visões da empresa.
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