Todos os dias e a todo momento as pessoas consomem notícias, seja por meio de canais de televisão, emissoras de rádio, portais de notícias, jornais impressos ou nas redes sociais. No entanto, nem sempre lêem o conteúdo até o final, e isso pode ocorrer, também, em razão da correria do dia a dia.
Sendo assim, como chamar a atenção para o conteúdo desejado? Isso depende de quem é o cliente e com quem a empresa quer falar, pois até a linguagem usada em press-releases pode fazer diferença, visto que para uma pauta sobre moda, por exemplo, pode-se usar um vocabulário descontraído, enquanto para um tema sobre mercado financeiro é importante uma linguagem mais formal.
O título é considerado o “cartão de visitas” da sua matéria, pois é a primeira informação que o leitor encontrará, influenciando na decisão de consumir a notícia ou não. De acordo com uma pesquisa realizada pela Copyblogger, 80% dos visitantes que acessarem o seu conteúdo vão ler o seu título, mas somente 20% seguirão lendo até o final. Isso significa que se o título for escolhido de forma estratégica, o restante do conteúdo terá chance maior de ser consumido. Para isso, é importante que o título seja específico e único, diferente dos que já estão disponíveis. Uma dica é conter: números e/ou dados; utilizar palavras que despertem a atenção, como “Dicas”, “Razões”, “Maneiras”, “Entenda”; além levar objetividade – para que o leitor saiba sobre o que se trata, e praticidade, destacando as vantagens do produto ou serviço oferecido.
Logo em seguida, o conteúdo deve apresentar um bom lead, que é o primeiro parágrafo da notícia com as informações básicas sobre o assunto, assim como dados interessantes ao longo de todo o texto, o que fará com que o leitor mantenha o interesse e consuma o conteúdo até o final, podendo pesquisar mais informações sobre a sua empresa e criar afinidade com o serviço oferecido. Para isso, o serviço de assessoria de imprensa e relações públicas é essencial, pois, além de ter toda a expertise do setor de comunicação, também traz relacionamento com jornalistas e formadores de opinião estratégicos das principais mídias nacionais e regionais.
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