Follow-up ainda faz sentido nos tempos atuais?

Você sabe o que é follow-up? Já ouviu essa expressão de algum profissional da área de comunicação? Na tradução do inglês, significa fazer acompanhamento, o que é realizado no trabalho de assessoria de imprensa, pois os assessores criam uma estratégia de contato com os jornalistas e formadores de opinião estratégicos das principais mídias, oferecendo as sugestões de pautas de seus clientes e acompanhando até a publicação.

Mas na correria do cotidiano, em que quase não sobra tempo para os jornalistas analisarem as sugestões enviadas, ainda faz sentido realizar follow-up? A resposta é sim! Justamente por conta da grande movimentação, é importante criar um bom relacionamento com os jornalistas e ter um contato mais direto, fora dos convencionais e-mails, porque um conteúdo escrito pode passar despercebido em meio a tantas pautas recebidas durante todo o dia. 

A boa relação entre a assessoria de imprensa e os jornalistas podem gerar bons resultados e visibilidade para a marca, visto que a conversa e a explicação da pauta por telefone, WhatsApp ou LinkedIn, por exemplo, podem despertar o interesse do veículo no tema proposto. E, caso o assunto não renda tanto naquele momento, no bate-papo é possível alinhar uma nova proposta que seja relevante para ambos os lados, construindo a quatro mãos um conteúdo que atenda ao pedido do jornalista, além de gerar espaço e destaque para a empresa. 

Além disso, é imprescindível que a assessoria tenha um bom mailing, com contatos diretos e estratégicos, afinal, saber a editoria dos jornalistas e os assuntos que costumam abordar facilita na hora da sugestão e evita um possível constrangimento por oferecer uma pauta de moda para um profissional de economia, por exemplo. Por isso, o trabalho da assessoria de imprensa é indispensável para traçar estratégias e estudar sobre o jornalista e o veículo que deseja alcançar. 

Que tal contratar uma assessoria de imprensa para a sua marca? Solicite um orçamento. Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação. 

(11) 3455-4763 / (11) 5071-1430