Se relacionar com a imprensa não é uma tarefa tão simples quanto parece, pois não basta apenas “falar o que sabe” e abrir todos os dados da empresa para os jornalistas. Mesmo com anos de experiência em suas áreas de atuação, muitos especialistas se sentem apreensivos ao verem uma câmera ou microfone, o que é completamente normal, e acabam cometendo alguns tropeços. Para evitar possíveis crises ou constrangimentos dos porta-vozes, que são os responsáveis por representar a comunicação oficial das empresas, a assessoria de imprensa trabalha um processo de treinamento para aperfeiçoar o relacionamento dos especialistas com os jornalistas, o chamado media training.
O media training tem como principal objetivo preparar os porta-vozes para a relação com os formadores de opiniões, visando desenvolver o especialista para que possa se expressar de forma clara e coesa, passando as informações corretas sobre a marca. Para isso, o processo de treinamento envolve algumas técnicas para desenvolver a oratória e postura do profissional, além de abordar questões de gestão de crise, técnicas de memorização e treino de mensagens-chave sobre os assuntos relevantes da instituição.
Entre os benefícios do media training, podemos destacar o fortalecimento do posicionamento da marca, visto que a empresa terá profissionais devidamente capacitados para representá-la, com controle emocional e discursos organizados. Isso chamará a atenção dos jornalistas, pois funcionários preparados passarão credibilidade e confiança em suas falas, mostrando o comprometimento e alinhamento da companhia com todos seus colaboradores.
O contato da imprensa com as empresas é de extrema importância para estabelecer a própria identidade da marca e se consolidar no mercado de atuação. À medida que as organizações evoluem, o relacionamento com os veículos de comunicação se torna cada vez mais necessário, por isso, ter um profissional devidamente preparado para lidar com a mídia, independente da situação, é fundamental para uma imagem favorável da empresa na opinião pública.
Que tal contratar uma assessoria de imprensa para a sua marca? Solicite um orçamento. Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.