A importância de estruturar um bom press-release

O press-release é uma das peças-chave no trabalho da assessoria de imprensa, considerado uma ferramenta de ouro na comunicação entre assessores e jornalistas. Utilizado para divulgar produtos, serviços, eventos, novidades, tendências de moda, entre outros assuntos relevantes, o press-release tem como objetivo despertar o interesse dos veículos de comunicação e informar o seu público-alvo.

Segundo a pesquisa State of the Media Report 2019, realizada pela Cision em 2019, 71% dos jornalistas afirmaram que o press-release é o principal tipo de conteúdo que desejam receber das empresas, o que mostra que o formato é essencial nas atividades de uma agência de comunicação. Os press-releases podem ser publicados na íntegra pelos meios de comunicação ou servir de inspiração para reportagens jornalísticas maiores, com diversas fontes de mercado – o que traz também grande credibilidade para a empresa e imagem do porta-voz, sendo colocado como especialista.

Diariamente, os formadores de opinião recebem diversas sugestões de pautas em seus e-mails e, após analisarem, decidem quais merecem espaço em seus canais de comunicação. Por isso, é fundamental que os press-releases sejam atrativos, detalhados, com informações relevantes de mercado e com fontes confiáveis, o que renderá boas matérias para os jornalistas. 

Na hora de estruturar o press-release, é importante atentar-se às regras básicas da escrita jornalística, tendo como características a clareza, objetividade, informações completas e ligação entre os assuntos. Além disso, é necessário um título atrativo para chamar a atenção dos leitores a consumirem o material.

Vale destacar que fornecer informações, dados relevantes e a história da empresa para a assessoria de imprensa permite que os assessores elaborem conteúdos atraentes para os jornalistas e, consequentemente, conquistem cada vez mais espaço nos veículos de comunicação. Um trabalho que requer boas estratégias, dedicação da equipe e compromisso com o cliente. 

Que tal contratar uma assessoria de imprensa para a sua marca? Solicite um orçamento. Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.

(11) 3455-4763 / (11) 5071-1430