Em uma agência de comunicação existem várias ferramentas fundamentais que auxiliam no desempenho do trabalho e, consequentemente, a atender as expectativas das marcas. Para isso, é indispensável que a empresa e a assessoria de imprensa estejam sempre alinhadas em todas as etapas.
Hoje vamos falar de uma ferramenta específica, que é o briefing, documento onde são colocadas todas as informações necessárias para a elaboração de um artigo ou press-release. Além disso, o briefing também é usado para orientar os clientes durante uma entrevista ou encontro de relacionamento com os jornalistas. Neste último caso, são colocados os dados mais relevantes, como nome do veículo e jornalista, data, horário, local, assunto da entrevista, além de uma mini biografia do profissional e sobre o seu veículo de comunicação.
Nos briefings utilizados para a construção de pautas, é necessário que o documento seja preenchido com o máximo de informações possíveis sobre a ação, produto ou a empresa que será divulgada, pois o briefing é a matéria-prima para que o assessor consiga estruturar um bom conteúdo, com dados relevantes para atrair a atenção dos jornalistas e formadores de opinião.
Resumidamente, quanto mais preciso e completo for o documento, melhor tende a ser o resultado da divulgação, visto que um briefing bem elaborado ajuda a evitar muitos problemas, como atraso nas entregas dos resultados ou, até mesmo, retrabalhos. Desta forma, quanto mais dados sobre a empresa, mercado de atuação, público-alvo e os objetivos do projeto, mais relevante se torna o conteúdo.
Mas atenção: para que um bom briefing seja transformado em uma boa pauta, é imprescindível que a assessoria de imprensa realize uma pesquisa de mercado, aborde pontos relevantes e, principalmente, que os assessores tenham um bom relacionamento com os veículos de comunicação.
Que tal contratar uma assessoria de imprensa para a sua marca? Solicite um orçamento. Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.