Implementar um plano estratégico de comunicação dentro de uma empresa é a chave para criar e preservar a sua imagem e reputação diante de seu mercado de atuação. Uma ferramenta muito importante, pois possibilita definir metas alinhadas aos valores da marca e estratégias para alcançar seus objetivos. É através dele que será possível definir o posicionamento da empresa, além de responder o questionário básico: o quê, como, quando e com quem falar.
Para alinhar o documento com as estratégias que a empresa busca implementar, é necessário conhecer o mercado em que a marca estará inserida, os concorrentes, perspectivas econômicas e, o mais importante, quem são os clientes e o público-alvo.
A existência de um planejamento orientará as ações propostas e organizará maneiras eficazes para alavancar as ações, além de criar um olhar analítico para o que já é feito pela empresa. Outra vantagem muito importante é o alinhamento da equipe interna, pois adotando essa implementação, todos terão uma visão clara dos objetivos a serem trabalhados, levando assim ao aumento da produtividade da empresa. Mas no que consiste um bom plano de comunicação? Objetivos, público, mensagem, estratégias e análises de resultados.
A principal vantagem de se ter um bom plano de comunicação dentro da empresa é ter previamente mapeado os cenários possíveis que a marca enfrentará, desde ameaças até as oportunidades. Além disso, o planejamento estratégico serve para direcionar o trabalho e saber como criar notoriedade no mercado, melhorar os resultados da empresa e o relacionamento com o cliente.
Com as marcas tendo públicos cada vez mais exigentes com o bom atendimento, experiência do cliente, presença nas redes sociais, boas políticas e comunicação, o plano estratégico tem se tornado ainda mais essencial, afinal o que funcionava antes pode já não valer nos dias atuais. Diante disso, uma dica é buscar o serviço de uma agência de assessoria de imprensa com toda experiência para desempenhar o trabalho com expertise.
Com uma agência de comunicação será possível incluir o mapeamento de veículos e formas de inserção orgânica na mídia, ou seja, sem pagar pelo espaço – estratégia que traz grande credibilidade às marcas, por terem jornalistas e formadores de opinião renomados levando a sua notícia ao seu público-alvo. Desta forma, para que ocorra uma boa divulgação da marca, a assessoria de imprensa irá elaborar um mailing com os veículos estratégicos e desenvolverá pautas com conteúdos alinhados com a atuação da empresa, seja sobre os serviços ou produtos.
O próximo passo é determinar um porta-voz na empresa que será responsável por transmitir as informações para os veículos de comunicação. Por fim, acompanhar os resultados com monitoramentos diários.
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