A importância de conhecer o seu público-alvo

Uma das chaves para o sucesso de um negócio é definir o público-alvo da empresa. Afinal, é compreendendo o perfil do seu cliente que será possível criar um bom planejamento estratégico, atingir uma comunicação eficiente e, automaticamente, despertar o interesse do cliente com o serviço/produto capaz de satisfazer o consumidor. Mas você sabe como definir esse público e por que ele é tão importante? 

Esse grupo de consumidores, para quem a marca irá direcionar as estratégias, comunicação e campanhas, é definido por possuírem características em comum. Para conhecer o público, o primeiro passo é realizar uma pesquisa ou estudo com as seguintes informações: nome, idade, gênero, classe social, profissão, estado civil, região e preferências, o que ajudará a entender as características do perfil. 

A partir da criação desse perfil, é possível realizar a segmentação de mercado, ou seja, nichar esse público em diferentes grupos com características semelhantes e, geralmente, com mais de um aspecto em comum. Assim, pode-se criar ações e estratégias personalizadas para cada público. 

Tendo isso definido, o próximo passo é alinhar com o trabalho da assessoria de imprensa e relações públicas quais serão as estratégias e veículos mais favoráveis para trabalhar e inserir a marca. Esse serviço irá identificar a melhor forma de posicionar a empresa na mídia, além de trabalhar a reputação e visibilidade da marca. Por meio de press-releases, notas e artigos, a empresa ganhará cada vez mais destaque, além de aumentar sua credibilidade e reputação. 

Direcionar o conteúdo para um público específico é a chave para conquistar os resultados esperados. Um exemplo disso são as publicações de matérias em veículos de comunicação estratégicos, pois quando um produto ou serviço é publicado em um portal nichado, as chances de alcançar potenciais clientes aumentam, visto que os leitores costumam buscar as soluções que precisam em portais focados em seu mercado de atuação.

Para isso, é necessário que os assessores tenham um bom relacionamento com os jornalistas e formadores de opinião, além de oferecerem  conteúdos relevantes, o que chamará a atenção do leitor para a matéria, como explicamos aqui

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