A diferença que faz um bom porta-voz na produção de artigos

Definitivamente, precisamos entender que o porta-voz é o rosto da empresa. Pelo menos quando nos referimos aos meios de comunicação, essa é a definição prática. Essa pessoa não só ficará responsável por entregar as mensagens da corporação, como também será o elo com os jornalistas e deverá sempre prezar para que a boa reputação da companhia seja preservada. Dessa forma, domínio dos temas e boa postura são fundamentais.

A produção de artigos sobre temas de interesse para sua empresa são essenciais. Diferente dos press-releases, os artigos trazem um conteúdo mais opinativo e de ponto de vista, com a possibilidade de apresentar uma abordagem com um olhar de especialista. É uma excelente estratégia para apresentar o porta-voz ao público e às mídias, gerando assim mais credibilidade e confiança. 

A primeira característica de um bom porta-voz é conhecer quais são os veículos de comunicação relevantes para oferecer o seu artigo e entender como é o perfil de cada redação. Isso evita que caia em armadilhas e forneça apenas as informações necessárias, além de ter em mãos o “controle do conteúdo final” que será publicado. 

Outro ponto importante é o domínio do assunto. Quando um jornalista busca por um porta-voz de uma empresa, ele está à procura de uma pessoa com conhecimento máximo para responder questões, esclarecer dúvidas e apresentar soluções. Portanto, dominar tudo o que envolve seu produto e/ou serviço, ou seja, a empresa de um modo geral, é a chave para o sucesso.

Por fim, o porta-voz precisa ter disponibilidade. O executivo que fez sua lição de casa, entende que a rotina de um jornalista é trabalhar com prazos curtos e sob pressão. Dessa forma, estar disponível é fundamental para, primeiramente, emplacar sua empresa em um espaço positivo, gerando credibilidade e reputação para a marca, e, também, criar um bom relacionamento mantendo as portas abertas para as próximas oportunidades.

Mas é claro que nada disso adianta sem um bom planejamento. Por isso, é essencial o acompanhamento de uma agência de assessoria de imprensa e relações públicas, que traçará um plano de comunicação estratégico, com os temas que são de interesse da empresa, briefing sobre os veículos, media training, acompanhamento de entrevistas, monitoramento das publicações, entre diversos outros serviços que englobam esse universo da comunicação. Afinal, estamos falando de uma comunicação eficiente, na qual identificar seu público exato e se comunicar com eles de forma eficaz para se destacar entre os demais é a prioridade. 

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