Assistentes de voz, casas completamente automatizadas e máquinas otimizando trabalhos repetitivos foram algumas das previsões certas do filme De Volta Para o Futuro, exibido em 1985. Fato é que projetar uma evolução tecnológica nos anos 80 era algo bem mais complexo do que no mundo atual, afinal tivemos que conviver e aprender sobre elas de uma forma cada vez mais acelerada.
É comum termos como Inteligência Artificial (AI), automação e humanização estarem envolvidos quando o assunto é o futuro, mas e na comunicação, como isso tudo se conecta? Abaixo, listamos cinco tendências para a comunicação em 2023. Confira!
Conteúdo Humanizado
Segundo levantamento feito pela McKinsey, 71% dos consumidores esperam uma comunicação personalizada das empresas e 76% ficam frustrados quando as marcas não as entregam. Se conectar e compreender a realidade e os interesses, necessidades e emoções do seu público, com o objetivo de criar uma relação de confiança é fundamental no mundo moderno. De maneira geral, o ser humano está no centro das estratégias, ou seja, o usuário não é mais visto apenas como consumidor, mas como uma pessoa que se relaciona, interage e faz parte do crescimento e história da marca .
Dessa forma, a empresa se fortalece, os consumidores criam confiança, o público se engaja com a marca e os resultados aparecem cada vez mais orgânicos, como um time.
Conteúdo Gerado pelo Usuário
Seguindo na linha do conteúdo humanizado, o User-Generated Content (UGC), em português conhecido como Conteúdo Gerado por Usuários, mostra como o público está cada vez mais ativo na relação com as marcas e estão assumindo – indiretamente – o protagonismo de produzir seu próprio conteúdo. Ou seja, nada mais é do que uma pessoa falando da sua marca, através de comentários, posts, fotos, vídeos e qualquer outra mídia produzida espontaneamente dissertando uma crítica ou citando um produto ou serviço. Essa ferramenta muito impulsionada pelos influenciadores digitais explodiu e deve ficar na ativa por um bom tempo.
Cultura Data-Driven
Está mais que provado que os dados precisam estar em toda e qualquer estratégia que vise o crescimento. Em 2023, ele continuará sendo fundamental e ganhará o apoio de diversas novas ferramentas focadas em garantir uma contribuição ainda maior para as empresas de todos os setores. Como é o caso do Google Analytics 4, que promete transformar a forma como as empresas coletam e analisam dados, onde será possível obter insights mais precisos sobre o comportamento dos usuários e tomar decisões baseada neles.
As métricas exclusivas disponibilizadas pelo Google na nova ferramenta, exemplificam a necessidade que o mercado impôs. Dessa forma, o número de sessões engajadas totais e por usuário, tempo médio de engajamento e taxa de engajamento trazem evoluções bem interessantes para todo o ecossistema. Em suma, quem não estiver olhando para os dados ficará para trás.
Agenda ESG
Mais do que nunca, a preocupação com diversidade, a inclusão e a responsabilidade social estarão fortalecidas nesse ano e deverão obrigatoriamente fazer parte das estratégias de comunicação para 2023. Saber conciliar os compromissos assumidos na prática e o poder de comunicá-los entendendo sua influência na sociedade é a grande chave do sucesso. O mercado está atento e o consumidor está crítico, será preciso tirar as ideias do papel o quanto antes.
Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial soa como se fosse a união de todas as tendências de futuro na prática. A IA permite ser usada tanto para tarefas operacionais, como para áreas estratégicas e, pelo fato de contribuir em tantas frentes diferentes, se torna indispensável no dia a dia e no futuro.
A grande polêmica em torno deste tema está na dúvida se a IA vai substituir os humanos no trabalho. Pelo menos, até o momento, a proposta da inteligência artificial na comunicação de empresas não é tirar o protagonismo dos seus colaboradores, mas sim usar todo o potencial criativo de ambos os lados para alcançar voos cada vez maiores.
Talvez o grande exemplo disso seja o Chat GTP, um novo sistema de chat baseado em Inteligência Artificial (IA). A ferramenta permite diálogos em diversos idiomas sobre praticamente qualquer assunto, de maneira aparentemente natural, com respostas para inúmeras perguntas, além da possibilidade de criação de conteúdo do zero através de um banco de dados de livros digitais, publicações e outras mídias.
Em geral, podemos concluir que ainda temos muito o que aprender dentro desse universo tecnológico. Estamos cada vez mais exigentes, imediatistas e críticos. Dessa forma, a lição de casa das marcas é estar sempre por dentro das tendências do mercado e alinhadas às novidades e evoluções que são apresentadas. Para isso, contar com uma equipe especializada e dedicada é muito importante para manter essa evolução constante também dentro da empresa.
Quer saber mais sobre estratégias de comunicação para sua empresa? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.