Não é novidade que o ESG ganhou força e se tornou um dos temas mais comentados dentro do âmbito corporativo. Toda essa preocupação e relevância se dá devido ao ESG, além de determinar as boas práticas das companhias envolvendo ações sociais, ambientais e governamentais, também ser um sinalizador do futuro, impactando diretamente na credibilidade, reputação e nos colaboradores de uma empresa.
Essa evolução no modo de pensar e agir das corporações, desencadeou uma corrida para se adequar às práticas de ESG e, com isso, o surgimento de um desafio a ser equilibrado simultaneamente às ações que vão ganhando corpo e robustez: a comunicação.
Saber comunicar os avanços e realizações é extremamente importante para valorizar e trazer reputação às marcas. Além de garantir que a empresa seja vista com bons olhos pelo mercado, as ações ESG têm impacto também na aceitação de ofertas de emprego. Uma amostra desse movimento foi constatada pela consultoria Robert Half, onde 83% dos profissionais entrevistados levam esse tema em consideração antes de aceitar uma proposta de trabalho.
O fato de as práticas ESG afetarem não somente o investimento nas empresas, mas a sociedade como um todo, faz com que cada vez mais as organizações sejam cobradas pela sociedade sobre um entendimento e aplicação dessa agenda. Afinal, estamos falando de um processo diretamente ligado ao desenvolvimento de uma cultura de inovação, de impacto sustentável e de transformação social.
A necessidade em saber se comunicar também é vista no levantamento realizado pela Pesquisa de Inteligência do Consumidor (2021), onde 57% dos consumidores demonstraram que as companhias deveriam promover mais as questões ambientais, enquanto 48% pensam o mesmo em relação às pautas sociais e 48% sobre as questões de governança.
Assim como toda estratégia de comunicação, ter um time especializado, experiente e comprometido permite um sucesso muito mais palpável. Nesse cenário, o papel das agências de comunicação é fundamental para identificar pontos sensíveis dentro das três letras do ESG, além de zelar pela reputação e permitir um diálogo sem ruídos com o público-alvo.
Uma comunicação estratégica e alinhada que agregue valor à empresa permite ações mais competitivas e transparentes para a companhia, além de contribuir para medição do impacto das ações. Saber o real valor da sua comunicação quando atribuído à imagem, reputação e performance da empresa é o grande diferencial.