Você já deve ter escutado uma assessoria de imprensa se referir aos veículos de comunicação como Tier 1, 2 ou 3, mas você sabe o que significa cada um deles? Simples: as mídias são divididas pelo nível de influência, importância e audiência, e essa divisão é denominada Tier. Para cada cliente e seu nicho de mercado, são traçadas estratégias de divulgações diferentes, com o objetivo de alcançar espaços que geram visibilidade, tragam credibilidade e reputação para a marca.
Os Tiers 1 são considerados os veículos de grande audiência e relevância nacional e internacional, como Forbes, emissoras de televisão e rádio, Folha de S.Paulo, UOL, Exame, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, entre outros. Já os tiers 2 e 3 são classificados conforme a estratégia definida, visto que a assessoria de imprensa estuda o público-alvo de cada cliente para entender as mídias que fazem mais sentido para cada setor. Ou seja, um portal de moda, por exemplo, pode ser considerado mais relevante para uma estilista do que uma revista de negócios de grande circulação – é claro que dependendo sempre da estratégia adotada.
Os veículos Tier 1 e 2 podem contar com uma audiência menor, mas possuem grande relevância para o nicho da empresa e os consumidores do produto oferecido. Além disso, os meios de comunicação também ajudam a pulverizar as informações e garantem boa indexação no Google, mostrando a marca nos resultados de busca pela internet.
Vale pontuar que a publicação de uma matéria requer bom contato com os formadores de opinião, boa estratégia de comunicação e materiais importantes para divulgação. Por isso, um briefing com dados completos compartilhado pela empresa garante que a assessoria utilize o máximo de informações relevantes para a mídia. Esse é um trabalho de parceria entre o cliente, a agência e o jornalista.
Que tal contratar uma assessoria de imprensa para a sua marca? Solicite um orçamento. Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.