Você já ouviu falar sobre o envio de press kits aos jornalistas e influenciadores? Também conhecido como kit de imprensa, o press kit tem como função criar uma boa experiência com os meios de comunicação, apresentando a empresa, produto ou serviço. Para isso, a assessoria de imprensa recomenda que as marcas enviem uma carta de apresentação, podendo ser acompanhada de um press-release, e objetos que tenham a identidade visual e características da organização.
Entre os presentes mais comuns, estão camisetas, necessaires, moleskines, convites para eventos ou, para as empresas de prestação de serviços, vouchers com descontos, entre outros. Essa é a hora de deixar a criatividade rolar solta, mas, como citamos no parágrafo anterior, sem perder a identidade da marca.
Seja com os jornalistas ou com os influenciadores digitais, o envio de press kits ajuda a ampliar o relacionamento com os formadores de opinião, pois é uma demonstração de carinho da marca com os meios de comunicação. Como consequência, surgem as possibilidades de publicações espontâneas sobre a empresa, entrevistas com porta-vozes e solicitação do especialista da empresa como fonte de mercado. Tudo isso, devido ao relacionamento que é criado, do vínculo do dia a dia, mas não quer dizer que só porque o jornalista ou influenciador recebeu o press kit que é obrigação realizar alguma publicação.
Antes de enviar o material, é necessário desenvolver um plano de ação e definir o público-alvo do seu produto, além dos objetivos desejados em relação à audiência. Um exemplo disso: uma marca de bolsas dificilmente enviaria um press kit para um jornalista que cobre a área de política. Toda audiência não fará sentido se a pessoa não tiver um público que se interesse pela sua marca.
Por isso, é fundamental que uma assessoria de imprensa fique responsável por organizar todo envio do material, pois a equipe de comunicação possui a expertise necessária para construir uma boa relação com os jornalistas durante todo o ciclo de trabalho. Com isso, as possibilidades de publicações acabam se tornando maiores, visto que, na maioria das vezes, a assessoria e os veículos de comunicação buscam juntos uma oportunidade de pauta para a marca.
Mesmo que a empresa não tenha nenhum lançamento previsto ou produto novo, sempre é possível encontrar uma oportunidade para enviar um press kit, podendo aproveitar a oportunidade de algum movimento factual, como datas comemorativas ou fatos que estejam acontecendo pelo mundo. Essas ações de oportunidades são formas de impulsionar a empresa e gerar atenção. O mais importante é ter em mente que nenhum press kit deve ser enviado sem um objetivo próprio de divulgação.
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