Entender a diferença entre informar e comunicar é a peça-chave no trabalho não só dos profissionais da área da comunicação como de toda sociedade. O modo como funciona o fluxo comunicacional é muito importante para ter a noção exata de como ele pode interferir nas ações individuais causando um impacto enorme na vida de todos nós.
Se tratando do mundo digital, todos nós produzimos informação. Todos podem ter a informação na palma de sua mão, a qualquer momento, apenas navegando na internet. Já a comunicação é muito mais profunda. Muito mais do que apenas ler ou escrever sobre algo. A informação se faz sozinha, a comunicação não.
Por isso, para ter uma boa comunicação é preciso conhecer bem seu público-alvo. A comunicação vai além das palavras. Ela envolve postura, sinais corporais, expressões, olhares e até gestos. A comunicação na essência é uma troca de informações, quando não há essa troca ela não existe.
Em suma, é necessário saber a diferença entre informar e comunicar. Por outro lado, nem sempre a informação é utilizada de maneira verídica pelas pessoas. A falta de contestação ou a prática de não verificar a veracidade, leva muitas pessoas a replicar informações falsas todos os dias, desencadeando diversos problemas no mundo todo.
Dessa forma, os profissionais de comunicação, e a sociedade no modo geral, precisam refletir sobre a sobrecarga informativa que estamos vivendo. Não podemos deixar de nos comunicar, nos relacionar, nos ajudar e, claro, nos mantermos informados. Desde que de maneira correta.
Que tal contratar uma assessoria de imprensa para a sua marca? Solicite um orçamento. Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.