Cada vez mais, a sociedade e a forma de consumo vem caminhando para um futuro digitalizado. Dessa forma, o grande desafio das empresas é manter uma comunicação próxima e eficiente, garantindo sempre a melhor experiência para seus clientes. Mas como realizar a digitalização da comunicação? Qual o melhor canal para estar presente? Como traçar estratégias assertivas e conseguir atender as demandas com rapidez?
Quando falamos de uma nova digitalização, estamos falando do metaverso. Mesmo sendo um conceito que ainda traz muitas dúvidas, essa nova realidade digital segue aguçando a curiosidade de todos. Em uma pesquisa recente do Google, 66% dos consumidores parecem estar interessados em usar Inteligência Artificial para orientar suas decisões de compra e essa tecnologia é a base do Metaverso, uma vez que ela ajuda a ler, interpretar e interagir com os dados dispostos nesse novo universo digital. Com isso, mesmo sem muito conhecimento desse novo “universo”, as empresas de todos os portes já começam a voltar seus olhos para lá.
A curiosidade de momento gera muita publicidade. Mas, e no futuro? Tudo indica que a experiência do cliente dentro do metaverso deve refletir na satisfação geral dele com sua marca, aumentando assim as taxas de retenção e fidelização. Dessa forma, as marcas devem construir uma base sólida sobre a qual projetar e orquestrar de maneira inteligente, pensando em uma comunicação digitalizada, mesmo que atualmente ainda seja apenas um ‘universo paralelo’.
O metaverso será utilizado por todos e isso significa que as oportunidades para os profissionais de comunicação se multiplicará. Empresas e pessoas diferentes terão de se adaptar à nova forma de se comunicar com seu público alvo, baseado em suas necessidades e em seus respectivos contextos. Os influenciadores digitais também devem ter um papel importante nessa nova fase da comunicação, diversas marcas já até estão explorando a criação de suas próprias personalidades virtuais para sair na frente nessa corrida.
A comunicação, neste novo ambiente, proporcionará oportunidades que hoje não conseguimos imaginar. Contudo, as indicações mostram um ambiente em que ativações de realidade virtual, NFTs e parcerias de jogos refletirá na construção de relacionamentos das marcas com os mais diversificados grupos que convivemos atualmente e que, inevitavelmente, trará inúmeros desafios tanto na comunicação, quanto na convivência.
Temos tempo! A previsão, de acordo com estudos de especialistas, é que este cenário deve se tornar realmente parte da sociedade em cinco ou dez anos, devido a necessidade de processos para a redução de custos e capilarização de equipamentos utilizados para se ter uma imersão eficiente como óculos, ponteiras e luvas. Dessa forma, o conselho principal é nos mantermos de olho nas novidades e embarcarmos com segurança na ‘nova digitalização da comunicação’.