Para nós, profissionais da comunicação, assessores de imprensa e relações públicas, é muito comum ver uma empresa procurar o serviço de uma agência e não saber dizer claramente quem é o seu cliente. Muitos empreendedores, principalmente em médias e pequenas empresas, entram no negócio querendo atender todos os públicos e sem definir um posicionamento claro.
Saiba que é importantíssimo conhecer o seu público alvo. Para construir e seguir uma estratégia de negócio e comunicação assertiva, você deve saber com quem estará se comunicando. Quem consome o seu produto?
Você tem ideia de qual pode ser a consequência de não ter esse “norte”? O famigerado “disparo para todos os lados”, o que pode acarretar problemas de identidade da sua marca. Outro problema é o de deixar a sua equipe de comunicação totalmente perdida, sem ter um posicionamento para atuar, indo contra aquilo que consideramos o “ideal”, pois comunicação é estratégia e não um bombardeio na mídia.
Quando você tem em mente que o seu público pertence a uma classe social estabelecida, uma determinada faixa etária, é profissional liberal, executivo ou funcionário, homem ou mulher, entre outros pontos, fica muito mais fácil decidir que tipo de comunicação você precisa para atingir esse público.
Resumindo, antes de começar um trabalho de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, pare e pense em todo o seu negócio. Assim estará mais seguro e certo de como iniciar o serviço e contará, é claro, com a ajuda dos profissionais de comunicação para ter a melhor estratégia e exposição na mídia – nos veículos certos!
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