Está com dúvida ou não conhece algum termo que ouviu em uma reunião com a sua agência? Fique tranquilo, nós explicamos aqui!
Chegou aquele momento que você – por fim – decidiu contratar uma assessoria de imprensa, para aprimorar sua visibilidade na mídia. Tudo certo, agência escolhida, primeira reunião e… “o que é que eles estão falando?” Existem alguns termos utilizados no dia a dia da comunicação que é bom serem compreendidos, pois – desta forma – você saberá exatamente como funciona o serviço e conseguirá participar mais ativamente de toda a estratégia. Separamos a seguir algumas palavras específicas que você escutará bastante:
“…com esses dados, elaboraremos um mailing específico.”
Um o que? Calma, não é nenhum bicho de sete cabeças, muito menos aqueles gráficos complicados. Mailing vem de “mail”, que no português significa enviar, ou seja, seria uma lista com os veículos estratégicos e direcionados, os quais receberão as sugestões de pauta sobre a sua empresa!
“Buscamos realizar um follow up diário, para garantir que os jornalistas se interessem.”
Pode ficar tranquilo, que isso não quer dizer que vamos seguir os jornalistas e induzidos a publicar algo. Esse termo significa o ato de ligarmos para os veículos, oferecermos constantemente uma pauta, trocarmos ideias e mantermos a aproximação da sua marca. Esse é um dos pontos estratégicos para construirmos um relacionamento saudável com os jornalistas.
“Encaminharemos o clipping sempre que houver resultados.”
Não tem nada a ver com o clip de papel! Tá, até que tem um pouco. Ele está mais ligado ao conceito de juntar “papéis”, no caso seriam resultados da divulgação das pautas sobre a sua marca. Por meio disso, você saberá e terá fácil acesso a todos os veículos que seu nome esteve presente.
“Brainstorms mensais são importantes para atualizar nossos objetivos.”
Essa até que dá para adivinhar, né? Não? Bom, seria nada mais do que uma reunião em que temos uma “chuva de ideias”, onde novas informações sobre o andamento da sua empresa são levantadas, a situação do mercado e de seus clientes, além de fazer um compilado do que já foi feito até então, para que novas pautas surjam.
“… assim trabalharemos em cima do branding de sua empresa.”
Oi? É a mesma coisa que o anterior? Não, vamos por partes. Sabe quando algo que você ouve remete logo a uma marca? Então, aí foi feita uma estratégia de branding, ou seja, o fortalecimento e o reconhecimento do nome por algo que seja visto de forma positiva para o seu negócio.
“Te encaminhamos o Briefing”.
Tá e o que eu vou fazer com isso? Vai entender melhor sobre algo, obtendo todas as informações, como – por exemplo – uma entrevista na qual você participará! É o resumo, com todos os dados e informações sobre o veículo e jornalista, para que você se intere sobre onde você vai estar.
“…para a entrevista de amanhã, realizaremos um Media Training.”
Socorro, um o que? Será que estou preparado? Exato! O Media Training serve para te preparar para a entrevista, garantir que você saiba o assunto, preveja quais serão as perguntas e que esteja calmo na hora que estiver em frente ao entrevistador, transmitindo seu conteúdo com total clareza e confiança.
“Achamos bacana fazer o lançamento da sua empresa em Soft Launch”.
Soft? Macio? Opa, peraí, quase isso. Esse termo significa que será realizado com ”lançamento suave”, divulgando aos poucos, oferecendo exclusivas para os principais veículos. É um trabalho mais cuidadoso no contato com os jornalistas.
“…tal veículo acabou declinando a sugestão de pauta”.
Isso não significa que o jornalista mudou o direcionamento da sua pauta, mas sim que – infelizmente – ele achou que aquele tema não era pertinente e que ele não conseguiria fazer uso, escrevendo e postando algo sobre aquilo.
“O release foi disparado, em breve esperamos resultados”.
Esse termo um pouco estranho, não tem nada de ruim, apenas quer dizer que encaminhamos para vários veículos, além dos principais, o Press Release com o conteúdo sobre a sua empresa.
“Qual é o seu lead?”
Errr…não sabe? Te explicamos: é uma estratégia em que você procura entender quais são as pessoas que tem interesse no seu produto, estudando seus hábitos e gostos, para assim melhorar as chances de atrair ainda mais esse público.
“Vamos trabalhar em cima do brand awareness…”
Até enrolou a língua para falar? A palavra é difícil, mas o termo é facíl. É o modo que sua marca cresce e ganha um forte reconhecimento pelo público, tornando-se diferenciada e conhecida, sendo sempre usada como referência quando se trata do seu produto oferecido. Um exemplo que gostamos de citar é o próprio Bombril, que não é Bombril, mas sim palha de aço… mas quem fala ‘palha de aço’?
“…com essa situação iniciaremos o gerenciamento de crises”.
Essa é moleza. Auto-explicativa, significa dar uma direção – favorável – para algum problema que apareceu para a imagem de sua empresa. Nessa estratégia, são estudadas maneiras de contornar a situação e resolver as pendências.
“Começamos com um image building…”
Traduzindo ao pé da letra, seria a construção da sua imagem. Um modo de aos poucos ir fortalecendo seu nome e consolidando no mercado.
“Vamos focar na persona”.
Em quem? No cliente ideal, poxa! Esse termo simplesmente é a idealização e a junção de todas as características de seu público, direcionando para o “cliente perfeito”.
Simples não é? Tem mais alguma dúvida? Então não se preocupe, porque estaremos sempre postando conteúdos que facilitem seu relacionamento com a comunicação, principalmente, com a assessoria de imprensa e relações públicas!
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