O QUE NUNCA FAZER EM RELAÇÕES PÚBLICAS

Um trabalho em equipe necessita que todos caminhem juntos e estejam a par dos acontecimentos

No mundo da comunicação existem alguns pontos essenciais que garantem um bom trabalho e ótimos resultados. Como sempre lembramos, é muito importante que todos as questões estejam bem alinhadas, inclusive e principalmente, você com a sua assessoria de imprensa e relações públicas. Isso significa um trabalho conjunto em que ambas as partes caminham lado a lado, buscando o melhor para sua empresa. Por isso, algumas questões devem ser evitadas para que o relacionamento se torne mais efetivo, confira a seguir:

  • Não dificulte a comunicação, seja claro: um dos maiores problemas em todas as áreas é a falha na comunicação, quando – por exemplo – alguma informação não chega da maneira certa, levando a uma interpretação errônea, que acaba dificultando toda a estratégia da agência. Para que isso não ocorra, procure sempre deixar bem claro os resultados que você deseja alcançar, passe todas as informações de maneira correta e clara para o seu assessor, para que não haja necessidade de futuros ajustes em matérias que já foram publicadas. Pense que assim como em todas as áreas, os jornalistas das redações têm o seu cronograma e não gostam de ser interrompidos para corrigir uma informação que foi passada errada sobre a empresa, a não ser que o engano tenha sido dele mesmo.

  • Não fale mal dos concorrentes: quando estiver numa entrevista, nunca, em hipótese alguma, faça isso! Pode criar uma situação constrangedora e incentivar o jornalista a escrever matéria tendenciosas sobre o mercado de atuação da sua empresa. Uma dica é manter o foco sempre no seu negócio, destacar os seus diferenciais, falar das novidades. Sempre que houver entrevistas, seja pessoal ou ao telefone, é importante conversar com o seu assessor de imprensa, para que juntos possam traçar a melhor estratégia e para que você tira também todas as suas dúvidas sobre o tema que será abordado.

  • Jamais peça a matéria antes de ser publicada: falamos isso, pois pedindo a matéria antes da publicação, acabamos invadindo um espaço particular do jornalista, das palavras e raciocínio dele. Por isso, inclusive, citamos acima para que você alinhe todas as informações antes com o seu assessor, pois depois de passadas as informações ao jornalista, não tem volta e só veremos na publicação. Isso serve tanto para online, quanto impresso, rádio e TV. Salvas algumas exceções nas quais jornalistas encaminham por livre e espontânea vontade para que vejamos se está tudo certinho – mas é muito difícil isso acontecer!

  • Não exija a publicação de imagem durante a entrevista:  existem casos sim em que o porta-voz da empresa exige – durante a entrevista – a publicação de uma imagem na matéria. Lembre-se que o espaço que será publicado não é pago, mas sim informativo e tudo dependerá do formato do veículo e do relacionamento do seu assessor com o jornalista para conseguir emplacar a notícia com imagem ou não. Não adianta ficar palpitando qual é a melhor maneira de trabalhar, pois pode criar uma antipatia com o profissional e dificultará futuras publicações.

  • Jamais aceite uma entrevista e desmarque no dia por não saber falar: aqui entra uma das funções importantes da sua assessoria de imprensa! Se você se sente inseguro e nervoso para dar a entrevista, a sua agência te dará todo o suporte através de um briefing e media training. Seja transparente, peça um tempo hábil para poder treinar e se acostumar com a ideia. Desta forma, você conseguirá comunicar a sua mensagem da maneira correta e sem causar ruídos, além de não fechar uma porta importante com o jornalista que reservou um espaço na agenda para atendê-lo. Lembrando que o principal objetivo da sua agência é estreitar relacionamento da sua marca com o jornalista e desmarcar entrevistas pode ser ruim.

  • Nunca fale em OFF com um jornalista: último item, mas não menos importante, pelo contrário. Aqui você tem que entender que quando der uma entrevista, por mais que o jornalista seja bacana, lembre-se que ele está lá fazendo o trabalho dele e está atrás da melhor notícia. Por isso, NUNCA fale uma informação que você não quer que seja divulgada!

Essas são apenas algumas situações que uma agência de assessoria de imprensa e relações públicas passa no dia a dia. Sendo assim, finalizamos o alertando que converse sempre e seja transparente com a sua equipe de comunicação, siga a risca as orientações traçadas previamente e, qualquer dúvida, pode contar com a gente!

 

 

 

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