Todas as empresas, independente do setor em que atuam, ou seu tamanho, lidam com diversos públicos, tais como clientes, fornecedores, investidores, imprensa, entre outros. Porém, muitas delas possuem uma carência de relacionamento, e é aí que nós, assessores de imprensa entramos. Mas afinal, o que é assessoria de imprensa? Bom, de uma forma geral, o objetivo é ser o elo, um intermediário entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Ou seja, cabe a nós criarmos planos e estratégias para que sua organização apareça na mídia.
Devemos ressaltar que um bom relacionamento com a mídia faz com que sua empresa ganhe visibilidade positiva e dê confiança perante à sociedade, ou em outras palavras, fortaleça a sua imagem. Para que isso ocorra, é necessário criar estratégias baseadas no que a empresa tem de melhor para oferecer, com o intuito de promover sempre a melhor exposição.
Com isso em mente, o assessor de imprensa deve, antes de tudo, emergir no segmento do assessorado, como por exemplo, conhecer o seu histórico, as fraquezas, os pontos fortes, quais são seus concorrentes e como está o mercado de atuação. É a partir disso que poderemos traçar um plano que condiz com o objetivo da marca, usando de diversas ferramentas próprias da área, tais como pautas, press releases, coletivas de imprensa, entre outras.
É importante destacar que uma assessoria de imprensa não faz milagres. Nossa função é fazer o que estiver ao nosso alcance para que o assessorado apareça nas mídias, mas caberá ao jornalista decidir se o conteúdo que queremos divulgar é ou não interessante. Por isso, procure sempre se manter antenado de novidades, para que haja um bom arsenal de assuntos na qual poderemos trabalhar.
Definido tudo isso, partiremos para a ação! Nossa meta será apresentarmos a empresa para a mídia em geral, além de seus diferenciais e outras informações relevantes. Assim, caso haja algum tema relacionado à sua área de atuação, os jornalistas ficarão cientes da existência da marca, facilitando o contato com o mesmo. Por esse motivo, é sempre importante observar o dinamismo da agência de comunicação que cuidará da assessoria de imprensa de sua empresa, assim como as estratégias que podem ser criadas e como será feita a mensuração de resultados.
Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.