COMO A COMUNICAÇÃO PODE AJUDAR A SUA EMPRESA A VENDER

Que empresário ou profissional de marketing nunca se perguntou, ainda mais na era digital e de informações dinâmicas, como a comunicação pode ajudar a vender mais? E sabe qual é a resposta? “Depende”! É isso mesmo, uma comunicação mal estruturada pode trabalhar no sentido oposto, atrapalhando o processo de vendas. Por outro lado, uma boa estratégia pode ajudar – e muito! – a vender mais.

Segundo o estudo The State of Inbound Marketing 2016, realizado pela Hubspot, apenas 19% dos compradores confiam em vendedores para tomar suas decisões de compra. Ou seja, os profissionais de vendas precisam contar com o apoio de materiais e opiniões externas que os ajudem a validar o que está sendo dito. Aproveitando o ensejo, você já reparou que hoje em dia é muito comum, quando o consumidor está decidindo por uma compra, buscar informações em diversos canais de pesquisas? E é nesse momento que ele precisa ser impactado por uma comunicação eficiente, seja nas redes sociais ou em revistas, jornais, sites e, até mesmo, através de críticos e influenciadores digitais.

Para preparar a sua comunicação, para que seja aliada de suas vendas, existem algumas estratégias fundamentais. São elas:

– Planejamento: É indispensável alinhar o planejamento de comunicação ao plano de negócios da empresa. Observe qual é o cenário atual da marca, concorrentes e mercado, além de identificar tendências ligadas às ofertas, buscando potenciais oportunidades.

– Visibilidade e reputação: Sabemos que o cliente leva muito em consideração na hora de decisão, o conhecimento que ele tem sobre a empresa e, caso seja cliente, a experiência em compras anteriores. Esses dois pontos auxiliam na formação da imagem da marca e, por consequência, na jornada de compra. A identificação do público com o posicionamento de uma companhia e a manutenção da credibilidade conquistada ao longo dos anos por meio de ações de comunicação ajudam muito na hora de vender.

– Posicionamento: É de extrema importância ter o discurso alinhado com a realidade da empresa. De nada adianta uma ação de comunicação bem realizada se o dia a dia não funciona bem, os prazos não são cumpridos e o atendimento é ruim. Todas as frentes devem trabalhar juntas e ajustadas.

– Cuidado com os canais: Cada mensagem precisa ser transmitida por meio do canal adequado para atingir o público-alvo: ações de relacionamento com a mídia e influenciadores,  social media, inbound marketing etc. Por isso comentamos sempre da importância de conhecer bem o público para definir a ação correta. Aqui entra a equipe multidisciplinar – tanto interna quanto da agência de assessoria de imprensa e relações públicas.

– Métricas: Se focar nas métricas que são realmente efetivas, o trabalho poderá ser retroalimentado pelo o que for identificado como um bom resultado e, com isso, a médio prazo, aumentar a relevância do que é comunicado.

Outra dica é que fique atento aos canais de contato e informações com clientes. Por exemplo, seu site – verifique se há alguma barreira para os leads entrarem em contato, como aqueles formulários que pedem dados infinitos. Tudo isso, no final do dia, impacta seu processo de vendas.

Lembre-se sempre que cada detalhe no contato com o cliente faz a diferença na hora de fechar ou não uma venda. Cuida da comunicação da sua empresa!

 

 

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