Em busca de um bom lugar no mercado, com colocação e destaque, um dos recursos mais utilizados entre as empresas é a assessoria de comunicação. No entanto, não é uma escolha simples, já que você entregará a imagem do seu negócio nas mãos de uma agência, é necessário confiança e seriedade. Confira a seguir dicas de como contratar uma Assessoria de Imprensa e Relações Públicas que melhor se adeque a você:
1° Saiba quais são as suas necessidades
Antes de contratar qualquer serviço, o ideal é que conheça suas necessidades. Procure saber do que a sua empresa precisa, quais são os seus objetivos e o público-alvo que você quer atingir. Esse é um dos primeiros passos para facilitar a tarefa de escolher a agência que mais se encaixe no perfil da sua empresa. Lembre sempre que a assessoria de imprensa tem que estar lá para te dar a solução.
2° Escolha a direção
Após realizar um briefing e descobrir o que precisa, é hora de direcionar os serviços. Algumas empresas não têm a necessidade de um trabalho completo de assessoria de imprensa e relações públicas, podendo selecionar só aquelas atividades e ferramentas que julgam necessárias, seja gerenciando suas redes sociais, realizando um institucional sobre a empresa, divulgando seus produtos e materiais para jornalistas e digitais influencers, entre outros.
3° Entenda o tamanho da agência
Ao começar a busca por agências, você se deparará com os mais diversos tipos, desde as maiores até as menores. Veja a importância disso para você. O que julgamos sempre importante é o touch da equipe com o cliente, o quanto estão próximos e caminham juntos.
4° Preço: Quanto você está disposto a pagar?
Dependendo do serviço escolhido, os preços podem variar bastante. Na hora de entrar em contato com alguma agência, busque saber sobre os benefícios que você terá ao contratá-la. Um profissional engajado conta muito mais na hora da decisão!
5° Comparando para decidir
Uma dica para tornar mais fácil a tarefa de escolher a agência é procurar padronizar as propostas. Cada agência tem um jeito de oferecer seus serviços, então na hora de explicar suas necessidades, solicite que todas as propostas ofereçam os mesmos conteúdos.
6° Não se engane com promessas
É comum ver no mercado agências que prometem X publicações mensais em veículos – até mesmo nos de maior relevância. Entenda que as melhores agências trabalham o relacionamento com a imprensa, é uma negociação de pauta para oferecer a melhor visibilidade, credibilidade e reputação ao cliente. As que definem certo quanto entregam por mês, provavelmente utilizam plataformas de publicações pagas que não dão nenhum retorno e visibilidade. Vá atrás de profissionais sérios, que se comprometem em realizar o melhor trabalho, ao invés de promessas vazias.
7° Conheça os clientes que a agência atende
Conhecer o trabalho feito com outros clientes pode ajudar muito a ter uma maior ideia sobre a agência. Procure ações que foram feitas com os atuais ou, até mesmo, antigos de cada assessoria.
8° Peça opiniões
Antes de tomar qualquer decisão, peça opiniões e cartas de referências sobre a agência para pessoas que já estiveram em contato com a mesma, conhecem o trabalho e a rotina.
9° Conheça o local
É importante que você tire um dia para ir até o espaço que a agência fica, com o intuito de conhecer como o trabalho acontece e a rotina dos profissionais.
10° Saiba com quem trabalhará
Mais importante do que conhecer o ambiente é conhecer as pessoas. Não se preocupe em pedir o currículo com experiências do profissional, saiba por onde ele já passou, os trabalhos que ele já realizou. Conheça a pessoa com quem você irá lidar.
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