ASSESSORIA DE IMPRENSA: O QUE ELA FAZ?

Entenda qual é a função dela diante a comunicação de sua empresa

Como um dos instrumentos de comunicação, a assessoria de imprensa tem papel fundamental na gestão do relacionamento da empresa com a mídia. Ou seja, ela é a ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Tanto profissionais formados em relações públicas quanto em jornalismo podem exercer essa função de assessor de imprensa, sempre com o objetivo de conquistar o fortalecimento da imagem.

Um ponto importante para entender a função da assessoria, é saber diferenciá-la de uma agência de publicidade. Para que o fortalecimento da imagem de sua empresa ocorra, um publicitário procuraria bons veículos para investir na compra de um espaço, na qual poderia ser inserido e com a mensagem que desejar. Já um assessor trabalha constantemente suas relações com os jornalistas, tornando-o uma fonte confiável, que fornece constantemente conteúdos relevantes. Desta forma, ele conquista uma matéria através do bom relacionamento, dando ainda mais credibilidade à marca por ser avaliado pelo jornalista de renome do veículo de comunicação.

Esse é um trabalho que começa pelo estudo de caso, no qual o assessor de imprensa pesquisará e entenderá todos os pontos fortes e fracos da sua empresa, para então traçar a estratégia ideal e selecionar veículos e jornalistas para oferecer conteúdos relevantes. Na sequência, outra ferramenta que será criada especificamente para o seu negócio é o mailing, que é uma lista com o nome e contato de cada veículo e jornalista responsável pela sua área de interesse, para que seja criado o relacionamento e aproximação.  Assim, serão ‘vendidas’ pautas sobre você, seu produto ou sua empresa.

Após toda pesquisa de mercado e imersão – citada acima -, identificados os concorrentes, estratégias e possibilidades, será realizado o primeiro Press Release, tido como uma informação imediata, que transmitirá uma notícia ou uma novidade de seu negócio, para que depois seja enviada aos jornalistas que avaliarão e depois decidirão se é pertinente publicar ou não.

Nesta etapa, chegamos aos Follow-up, que é uma conversa por telefone com os jornalistas do mailling para ver a possibilidade da sugestão de pauta ser emplacada e, caso não, o que pode ser ajustado para que a divulgação ocorra. É aqui que os relacionamentos fazem a diferença! No entanto, o trabalho de uma assessoria não se limita somente a estratégias, mailings, criação de conteúdo, ligações e emails, sempre que necessário a agência o auxiliará nas entrevistas, indicando qual caminho seguir, qual linhas suas respostas devem tomar e te preparar para que nenhuma pergunta o surpreenda – esse é o famoso media-training.

Além de tornar a sua marca mais visível e dar mais credibilidade a sua imagem, uma assessoria de imprensa o auxiliará em novas ideias que repercutem bem, pensando sempre em seu crescimento e fortalecimento, para que a mensagem certa seja entregue ao seu público-alvo. O seu assessor será o seu alicerce na comunicação e fará com que as suas características e da sua empresa sejam reconhecidas e lembrada sempre. No fim, o trabalho de uma assessoria se resumirá em bons e longos relacionamentos com a empresa.

Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.

(11) 3455-4763 / (11) 5071-1430