O QUE SIGNIFICA E O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA BOA SUGESTÃO DE PAUTA

O segmento de assessoria de imprensa e relações públicas – assim como outros setores – tem sim os seus termos e, se você pretende contratar esse serviço, é melhor que fique por dentro do que significa cada um deles para otimizar a repercussão sobre a sua marca. Hoje vamos falar sobre ‘Sugestão de Pauta’. Mas, afinal, o que isso quer dizer? E o que é necessário para ter uma boa sugestão?

Antes de falar o que é necessário para uma boa pauta, temos que esclarecer o conceito. Resumidamente, uma ‘Sugestão de Pauta’ é um pitch feito ao jornalista sobre determinado assunto, que pode gerar uma matéria – seja em televisão, rádio, impresso ou online. Esse contato é feito, na maioria das vezes, por telefone, em um bate papo com a imprensa.

Os assessores criam uma espécie de roteiro sobre uma possível matéria e oferecem ao jornalista, mostrando para ele que o tema é relevante para sua audiência. Sendo assim, uma boa pauta deve ter: um problema, quais são as possíveis soluções, quais são os players envolvidos no setor (aqui entra o cliente como fonte) e, até mesmo, personagens (outros players/pessoas que usam as soluções de mercado e podem dar depoimentos).

O que precisa ser esclarecido também é que algumas vezes uma sugestão de pauta é criada apenas para um veículo específico, para aumentar a possibilidade de exposição da sua marca nele.

Seguindo esses passos citados acima, uma sugestão de pauta pode dar certo em poucas horas, demorar dias ou meses ou, simplesmente, não dar em nada. Porque, afinal, não depende apenas do assessor, mas do repórter, editor ou chefe de reportagem. Os jornalistas fazem reuniões de pauta para discutir quais temas serão trabalhados e se acharem que tem opções mais interessantes podem não aceitar a pauta proposta pelo seu assessor.

Se você quiser ajudar a sua agência a dar mais consistência às pautas, dê munição a ela com todos os dados relevantes de seu mercado e como sua empresa tem solucionado possíveis problemas deles. Desta forma, a sua assessoria conseguirá negociar melhor com o jornalista e, quem sabe, uma boa matéria o citando como fonte.

 

 

Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.

(11) 3455-4763 / (11) 5071-1430