ENTENDA O QUE É MÍDIA ESPONTÂNEA E COMO ELA PODE AJUDAR A SUA MARCA

 

Você já ouviu falar sobre mídia espontânea? Sabe o que é e para quê serve? Resumidamente, mídia espontânea é o oposto da mídia paga, é quando um produto, serviço ou empresa é citado numa reportagem sem ter investido nenhum valor nessa exposição. Então agora entramos em outro ponto, por que – afinal – um veículo falaria sobre a sua marca sem você pagar nada por isso? A resposta é simples: porque ela é de interesse do público dele!

Quando uma mídia, seja ela televisão, rádio, jornal, revista ou online, faz uma matéria sobre o institucional ou um novo projeto da companhia, é uma mídia espontânea. A mesma coisa quando entrevistam o porta-voz da empresa para falar sobre algum assunto do mercado – o que, aliás, traz grande credibilidade, pois aqui terá uma exposição como expert em determinado assunto da sua área.

Mas a mídia espontânea vai muito além de economizar dinheiro em uma publicação, ela garante credibilidade! Isso porque o público difere o que é publicidade – a marca falando dela mesma -, do que é jornalismo – escrito por determinado profissional de renome da área. O primeiro é visto também como construção e gatilho de marca e o segundo é sinônimo de informação.

A essa altura do texto, você deve estar se perguntando: “se os jornais publicam os acontecimentos de uma marca, como posso levar as notícias da minha empresa para eles? Como funciona?”. Como citamos lá em cima, é preciso construir reputação e credibilidade da sua marca e, para isso, nada melhor do que uma boa assessoria de imprensa ao seu lado.

A função da assessoria de imprensa é fazer a ponte entre a sua empresa e os veículos de comunicação. Com a experiência que ela tem de mercado, é capaz de enxergar pautas e assuntos interessantes na sua empresa para levar para o seu público-alvo, ajudando os jornalistas a fazerem as reportagens, gerando a mídia espontânea. Além disso, a sua agência também será responsável por mapear o mercado, selecionar formadores de opinião que conversem com a sua marca, monitorar como a empresa está sendo divulgada e fazer o gerenciamento de crise, caso vaze alguma informação negativa.

Quando falamos de entrevistas do porta-voz da companhia, a sua assessoria de imprensa também tem um papel muito importante, que é fazer o media training – que consiste em treiná-lo para falar em público, identificar o que é importante expor e como fazer isso da melhor forma possível.

 

 

 

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