Num momento em que a desinformação está em alta, muitas empresas ainda têm uma visão limitada do papel dos assessores de imprensa e das agências de comunicação corporativa, associando-os apenas à redação e distribuição de Press-Releases. No entanto, a realidade é bem diferente. Um olhar estratégico, a organização de eventos e projetos, lançamentos, construção de autoridade e reputação só são possíveis quando há equilíbrio em toda a empresa e o apoio de especialistas.
No entanto, esse equilíbrio depende inteiramente da coordenação entre as áreas. Para estabelecer uma estrutura de comunicação eficaz, é essencial que os responsáveis estejam totalmente envolvidos no dia a dia da empresa, além de possuírem o conhecimento necessário para traçar os melhores caminhos a seguir. É aí que entra uma agência de assessoria de imprensa.
Após contratar uma agência, é importante entender que existem três estratégias a serem avaliadas e, possivelmente, dependendo do melhor direcionamento, seguidas. Podemos dividir as estratégias em ativas, passivas e reativas. Na ativa, estão incluídas as funções básicas de uma assessoria de imprensa. Isso abrange desde pesquisa e planejamento até atividades operacionais e práticas, explorando as oportunidades para gerar notícias e aumentar a visibilidade do cliente, até mesmo com base em eventos e situações cotidianas.
Por outro lado, a estratégia passiva envolve grande parte do trabalho que o cliente não vê. Nesse caso, a divulgação é realizada de forma estratégica e personalizada, e o assessor de imprensa atua como intermediário entre as empresas, suas fontes e os veículos de comunicação. Aqui, a habilidade de negociação é fundamental. É essencial estabelecer e manter boas relações com esses veículos para conseguir vender as pautas.
Em contrapartida, a estratégia mais reativa, terá um assessor mais atento aos assuntos mais comentados no momento, a fim de identificar possíveis espaços para seus clientes como fonte para uma pauta ou entrevistas sobre a área de atuação. Para isso, a agilidade para não perder o timing da notícia é o grande diferencial, afinal, o formato do conteúdo produzido dependerá da oportunidade identificada.
Independentemente do contexto em que sua empresa se encontra ou do perfil que você espera para trabalhar em conjunto com seus colaboradores, é crucial entender e valorizar os serviços de uma assessoria de imprensa e relações públicas. Essas agências desempenham um papel fundamental ao intermediar o contato com os veículos de comunicação, identificar estratégias para proteger e valorizar sua imagem, além de possuir o conhecimento necessário para comunicar suas ações. Nos dias atuais, isso é imprescindível, e aqueles que não acompanharem ficarão para trás.