Seja no lançamento de um novo produto de uma empresa ou na apresentação de um jogador novo que fará parte de um time de futebol, as coletivas de imprensa ainda são poderosas ferramentas de comunicação utilizadas por agências e/ou assessores de imprensa para impulsionar a divulgação de uma novidade no mercado. Mas, com a ampliação do alcance da internet e o surgimento frequente de novas plataforma multimidiáticas de comunicação, uma questão fica no ar: quais os benefícios de organizar uma coletiva de imprensa nos dias atuais? Pensando em responder esta questão, selecionamos três tópicos que explicam e enfatizam a importância desta atividade:
- Divulgação ampliada pelas redes sociais: o Instagram, Facebook, Twitter, entre outras plataformas, são poderosas aliadas na divulgação de notícias. Isto se dá, principalmente, por conta do imediatismo que estas redes oferecem e pela quantidade de pessoas que passam boa parte de seus dias online e atentas a todas as novidades dos segmentos que lhes despertam mais interesse. Com isto, a divulgação online de uma coletiva de imprensa, enfatizando publicações em tempo real, é uma estratégia altamente assertiva para as agências de comunicação e assessorias.
- Contato direto com jornalistas estratégicos: a coletiva de imprensa também é uma maneira de aproximar o cliente dos jornalistas mais estratégicos do segmento em questão. A oportunidade de ter uma série de comunicadores pré-selecionados, cujos veículos dialogam diretamente com o seu público-alvo, é extremamente rara e deve ser aproveitada ao máximo.
- Afasta rumores e especulações sobre determinado assunto: estratégia muito usada em casos de grandes gerenciamentos de crise, a coletiva de imprensa é uma forma de alinhar um discurso com o assessorado, previamente, para que mal entendidos, ruídos de comunicação e os famosos “disse, me disse” sejam evitados. O cliente/empresa fornece uma única declaração pública a respeito de um assunto e/ou caso específico e este material estará devidamente documentado por vídeos e gravadores de voz para futuras consultas, caso necessário.
Sendo assim, as coletivas de imprensa não são somente uma ferramenta de comunicação extremamente válidas nos dias atuais, como também atuam como parte de um planejamento estratégico desenvolvido pela assessoria de imprensa, a fim de posicionar seu cliente da melhor maneira frente aos veículos que são referência no seu segmento.
Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.