Para um bom posicionamento diante da mídia, o porta-voz não pode esquecer que o corpo também “fala” e que pode dizer o contrário do desejado
Quando se trata de comunicação, tudo ao redor influencia, pois não depende apenas de você, mas também de como o receptor interpretará a mensagem. Vivemos numa era em que a tecnologia deu voz a todos, consideramos então que as empresas devem estar sempre muito bem alinhadas estrategicamente e, inclusive, para a contenção de crise. Um porta-voz de uma empresa deve estar sempre muito bem preparado, não apenas sobre o que falar, mas também como falar!
Saber como transmitir a informação pode ser até mais importante do que a mensagem em si. Se exposta de maneira esclarecedora e convincente, você tem muito mais chances de convencer o seu público sobre o assunto discutido.
Comentamos sempre aqui na agência sobre o conjunto, para que os discursos das marcas sejam compreendidos e para que repercutam com sucesso. Vai desde a aparência até o tom da voz e a firmeza. Por isso, lembre-se de adequar a vestimenta para a situação e mantenha uma boa postura para passar segurança, utilize as mãos e faça expressões que acompanhem o conteúdo. Evite palavras repetitivas, que acabam desviando a atenção do público-alvo e os deixando incomodados.
Em meio ao público ou até mesmo a imprensa, demonstre veracidade olhando diretamente nos olhos de cada um presente e não deixe que fique com uma visão vaga. Acima de tudo, respire! A calma sempre é a melhor saída e garante que não haja variações em sua fala, que o ritmo se mantenha lento e claro.
Caso você não tenha experiência ou não saiba por onde começar, é possível alinhar todas essas questões com a sua agência de assessoria de imprensa e relações públicas, através do media training. O seu assessor o auxiliará no preparo para momentos como esses citados acima, passando por simulações reais que podem vir a acontecer. Desta forma, você se sentirá mais seguro e melhor preparado para passar positivamente pelas mais diversas situações.
Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.