DESCUBRA COMO LEVANTAR DADOS PARA MATÉRIAS DE MERCADO

Uma boa sugestão de pauta é sinônimo de um texto bem estruturado e com fontes de mercado relevantes

 

 

Atualmente, existem dois fatores primordiais para despertar o interesse do jornalista por uma pauta: a relevância e contextualização do assunto abordado e a credibilidade da Associação ou Entidade que atua como fonte dos dados utilizados. As assessorias de imprensa, em especial, precisam estar sempre atentas a estes fatores na hora de elaborar e sugerir uma pauta. Neste cenário, a dúvida que se instala é: como filtrar as fontes que, de fato, são confiáveis para tornar o trabalho mais assertivo e obter maiores resultados?

Uma receita infalível é apostar nas associações que já são referências consolidadas no mercado como, por exemplo, o Datafolha, o IBGE, o Sebrae e algumas outras que se encaixam neste seleto time de fontes relevantes para a grande imprensa. Além disso, é essencial ter uma visão macro do assunto abordado na pauta, recorrendo não só a fontes nacionais, mas também internacionais de notícias. Essa dica pode resultar diretamente em pautas que se encaixam em uma grande variedade de veículos e ainda despertar maior interesse.

Mas afinal, em meio às inúmeras sugestões de pautas diárias que os jornalistas recebem nas redações, o que mais ajuda na hora de emplacar? De cara, é possível ressaltar outros cinco fatores: criatividade, não oferecer o famoso “mais do mesmo”, adequar o conteúdo ao veículo – saber qual enfoque tem mais apelo com determinado jornal, revista ou site e qualidade do texto – e oferecer um release estruturado e bem escrito.

Seguindo essas dicas, as chances do jornalista se interessar pela sugestão são infinitamente maiores e o “caminho das pedras” terá sido trilhado para que o cliente não só esteja presente nos veículos que são peças chave na construção de sua imagem na imprensa, mas para que também se torne uma fonte de referência em sua área de atuação.

 

 

Gostaria de solicitar um orçamento? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela KR2 Comunicação.

(11) 3455-4763 / (11) 5071-1430