O papel do assessor de imprensa vai além de mediar este encontro, cabe a ele traçar a melhor estratégia para abrir o maior número de portas para seu cliente
Com a consolidação e o avanço constante da internet, empresários de todos os portes estão utilizando ou, pelo menos, considerando investir no comércio eletrônico. Oferecer uma plataforma online que conecte o consumidor final aos negócios, está caminhando para se tornar uma necessidade de mercado atual. O objetivo dessa nova atuação das empresas é potencializar ainda mais as vendas. Eis que surge uma questão: como o assessor de imprensa pode auxiliar nesta meta?
A importância de um bom marketing feito em cima de um produto ou de uma empresa é inquestionável. No entanto, fazê-lo de maneira assertiva é mais complexo do que parece e exige uma sequência de ações como a construção e consolidação da marca, expansão do seu poder de alcance, e credibilidade junto aos veículos de comunicação mais consagrados no segmento atuante. E quem é o responsável por esse planejamento estratégico? A sua agência de assessoria de imprensa e relações públicas.
O marketing de relacionamento, aquele estabelecido por parte do assessor com o jornalista, tem três pilares de sustentação, que são: confiança, credibilidade e atração pela pauta. Com foco nestes objetivos, cabe ao assessor estabelecer as melhores estratégias, que vão desde o preparo de seu cliente para o encontro de relacionamento até a orientação de quais aspectos do negócio o cliente deve destacar em suas falas. Desta forma, obtendo o devido treinamento e aprimoramento de abordagem, o cliente tem a possibilidade de expandir seu negócio e abrir portas com os maiores veículos de comunicação do país.
Mas como esse encontro de relacionamento pode interferir nas vendas de uma empresa? Por meio da divulgação. O assessor realiza a intermediação do contato entre jornalista e cliente e, a partir de então, estreita este relacionamento e obtém maiores chances de emplacar matérias, trazendo assim maior visibilidade e atingindo todos os seus stakeholders, podendo – então – aumentar suas vendas.
Sendo assim, as marcas devem estar atentas às mudanças do mercado para continuarem buscando sempre o destaque mediante a concorrência tanto adotando novas plataformas como investindo sempre na comunicação estratégica e posicionamento certeiro de sua empresa.
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