Você pode ter o melhor produto ou ser a melhor empresa, mas sem uma boa construção de marca tudo pode ir por água abaixo. Nós fazemos questão de reforçar isso, pois surgem novos negócios no mercado a todo momento e é preciso estar presente no dia a dia do consumidor para não cair no esquecimento. É nessa hora que entram diversas estratégias que devem ser adotadas pelas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Aliás, se engana muito quem acha que o serviço de assessoria de imprensa e relações públicas pode ser realizado apenas para as multinacionais – uma agência pode sim ser contratada por diversas empresas e dos mais diversos segmentos.
Embora o serviço de uma agência de comunicação focada em assessoria de imprensa seja criar mídia espontânea objetivando sempre todos os stakeholders, não é uma ciência exata e os assessores não podem garantir resultados. Isso porque depende de N fatores, como o tipo de informação que a empresa tem a oferecer, o foco do jornalista no momento, entre diversos outros. Bom, como sempre falamos em nossos conteúdos sobre as melhores estratégias para conseguir destaque na mídia, hoje resolvemos mostrar algumas atitudes que podem se tornar verdadeiras inimigas de uma boa divulgação. Confira:
- Pedir para o jornalista deixar você ler a matéria antes que ela seja publicada. Se você quiser se tornar um inimigo do repórter ou editor, esse é o caminho. Então, atente-se, confie no profissional, passe todas as informações corretas, fotos, dados e aguarde. Respeite sempre a liberdade de imprensa. É por isso que existe o media training oferecido pela sua assessoria, para direcioná-lo a passar sempre as informações da melhor forma possível, pensando sempre na criação da reputação e melhor visibilidade para o seu negócio.
- Inventar ou aumentar informações / dados. Como diz o ditado ‘mentira tem pernas curtas’, você pode passar uma informação que não condiz com a realidade da sua empresa e pode ser pego lá na frente. O ideal é não inventar ou aumentar números do seu negócio. O segredo do sucesso é ser transparente e verdadeiro com a mídia e os seus stakeholders.
- Ser rude com os jornalistas. Quer acabar com o relacionamento entre a sua empresa e o veículo de comunicação? Acreditamos que esse não é o objetivo, certo? Então sempre trate bem os jornalistas, seja simpático e tenha paciência. Lembre-se que hoje ele precisou de você, mas amanhã você pode precisar dele. O mundo é pequeno, sendo assim converse sempre de igual para igual, explique tudo com calma e fique sempre a disposição caso ele precise contatá-lo mais pra frente.
- Não ter disponibilidade. Se quando precisamos dos jornalistas ficamos no pé, perguntando e pedindo atenção, não seria diferente com essa situação ao contrário, sendo ele precisando de você. É importante ter disponibilidade para atendê-los – e o quanto antes melhor, pois são muitas fontes e contatos que ele tem também e, caso sinta indiferença ou que você nunca está presente, ele pode simplesmente substituí-lo. Tenha em mente que o tempo dele é tão precioso quanto o seu e ele está ali desempenhando o trabalho dele também.
- Querer que a sua empresa apareça sozinha em todas as matérias. Precisamos estar ligados nos mais diversos setores, a economia não está colaborando com a maioria deles e com os veículos de comunicação não é diferente. Estão passando por uma fase turbulenta e muitas redações estão com números reduzidos de jornalistas, além de ter um mesmo que cuida de diversas editorias. Sendo assim, os espaços estão ficando cada vez mais concorridos. Exatamente por isso, estão adotando cada vez mais os famosos “pautões”, onde falam do mercado e citam diversas empresas. Forçar a barra para tentar ter um espaço só seu não é produtivo e nem positivo para o seu relacionamento com ele.
- Prometer prazos para enviar entrevistas ou informações e não cumprir. Os veículos trabalham com o famoso deadline e eles têm prazos sim para entregar as suas matérias, sendo assim, quando prometer uma data, faça o máximo para atendê-la. Ficar atrasando o conteúdo do jornalista não é nada amigável, pois naquele momento ele está sendo prejudicado também. Lembre-se de que o tempo dele também é corrido, assim como o seu – e que ele depende de você para entregar aquela pauta, portanto sempre o ajude.
Depois de todas essas dicas do que não fazer, o mais indicado é mesmo estar sempre alinhado com a sua assessoria de imprensa, ter uma estratégia bem feita para colher os melhores resultados e conquistar a confiança dos jornalistas. Você deve pensar em tê-los como aliados, próximos de você e da sua empresa, é isso que chamamos de relacionamento. Qualquer dúvida que surgir no meio do caminho, não exite em perguntar também ao seu assessor, ele lhe conduzirá sempre da melhor forma.
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